Maus-tratos a crianças: Conselho da Europa quer indemnizar vítimas

O Conselho da Europa quer investigação, pedido oficial de desculpas e reparação financeira a sobreviventes europeus, vítimas de abusos e maus-tratos em instituições estatais ou religiosas, quando crianças.

O Conselho da Europa, ao qual pertencem 46 Estados com mais de 600 milhões de cidadãos, votou hoje favoravelmente um relatório que pretende uma resolução para casos de abuso, à semelhança do que aconteceu na Suíça. Assim, o sofrimento dos sobreviventes de abuso de crianças deve ser oficialmente reconhecido pelos Estados-Membros, as pessoas afetadas devem receber indeminização – independentemente de qualquer prazo de prescrição – assim como em cada país deverá haver lugar a uma investigação científica.

A Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa apela a todos os Estados-Membros para que façam um balanço das situações de violência cometidas em instituições públicas, privadas ou religiosas contra crianças, a fim de criar as condições adequadas para que as vítimas se pronunciem. As recomendações inovadoras do Conselho da Europa correspondem às exigências da “Justice Initiative” europeia, lançada pela Fundação suíça Guido Fluri.

Press Release Justice Iniciative em português:

PT Press Release_26012024

Este código de barras contém um kit de imprensa

Este código de barras contém o livro Shame

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp