Um intercâmbio com história na cidade de Lisboa

No passado dia 18 de dezembro, para assinalar o fim do primeiro período, recheado de novas aprendizagens e desafios e celebrar o início das férias escolares de Natal, os jovens do projeto da Escola de Segunda Oportunidade visitaram o Castelo de São Jorge. Com ponto de encontro marcado na Praça da Figueira, junto ao Largo do Rossio, os jovens da E2O – Marvila, Lumiar e Santa Clara, seguiram rumo ao Castelo de São Jorge.  

Pela calçada portuguesa, tão característica da cidade de Lisboa, seguimos todos, entre ruelas, em direção ao Castelo. Primeiro, apanhámos o elevador do Castelo, seguindo-se um outro elevador que dava acesso direto ao Miradouro do Chão do Loureiro. Aqui, aproveitámos para apreciar as primeiras paisagens sob a cidade de Lisboa. Com vista para a Ponte 25 de Abril e Cristo Rei, Terreiro do Paço e Parque Eduardo Sétimo, encantámo-nos logo pelo sem-número de telhados que cobrem as casas do centro da cidade.  

Recuperado o fôlego, continuámos o nosso passeio, colina acima. Entre turistas, artistas de rua e lojas de conveniência, avistámos as muralhas e as grandes portas do Castelo. Chegava o momento de entrar! Num único passo, retornámos ao século XII e não tardou até encontrámos o rei Dom Afonso Henriques, fazendo erguer a sua espada e escudo.  Vimos canhões junto às grandes muralhas e, ao subir às torres, tínhamos uma vista de 360º sob as paisagens da nossa cidade. 

A manhã dava lugar agora à hora de almoço e era o momento de nos reunirmos na E2O de Marvila para almoçarmos todos. Neste intercâmbio escolar, todos os jovens se juntaram e puseram mãos à massa, preparando um almoço de pizzas. 

Entre músicas natalícias e conversas animadas, ficámos com a certeza de que as atividades de intercâmbio entre os jovens da E2O são para repetir! 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp