Ação de sensibilização – Cyberbullying, a ameaça digital – Vila Verde

No âmbito dos protocolos de Mediação Escolar do IAC com Agrupamentos de Escolas, o IAC – Polo de Coimbra, fazendo-se representar pelo técnico José Coelho, dinamizou, no dia 17 de janeiro de 2024, três sessões de sensibilização no âmbito do Cyberbullying para quatro turmas de alunos do 7º ano de escolaridade, no Agrupamento de Escolas de Vila Verde e, no dia 31 de janeiro, dinamizou uma nova sessão, mas em formato online, para as restantes turmas do 7º ano deste agrupamento.

As sessões que contaram com a presença de 134 alunos, foram direcionadas para a promoção de competências que visam a prevenção deste fenómeno, a ajuda às vítimas e o combate aos abusos de poder e aos atos de discriminação existentes, atualmente, com recurso às redes sociais.

Os alunos tiveram a oportunidade de assistir a um vídeo baseado na história real de um caso de Cyberbullying e protagonizaram diferentes papéis em dois role-plays, percecionando a realidade dramática da vítima.

Salienta-se a atitude das crianças que foram participando ativamente, enriquecendo a sessão com o seu contributo, criando uma dinâmica de comunicação assertiva, divertida e muito interessante.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp