“Se podes sonhar, podes concretizar!” – Feira de Saúde de Arroios

No dia 8 abril 2024, os jovens da Escola de Segunda Oportunidade – Educar e Formar para Inserir – Lisboa (E2O-EFI-Lx) do território prioritário de Marvila, estiveram presentes na Feira da Saúde de Arroios 2024, onde puderam assistir a uma palestra conduzida pelo ator Tiago Castro (Crómio dos Morangos com Açúcar) cujo tema, “Se podes sonhar, podes concretizar!”. 

O orador fez uma “viagem” pela sua vida, onde expôs muitas das dificuldades pelas quais passou, tanto na infância e adolescência, dado, a sua estatura física, como, mais tarde, para poder singrar no mundo da realização. 

De uma maneira muito descontraída e próxima dos jovens, começou por relatar que o seu maior sonho sempre foi ser ator (começou pelo teatro). Porém, a sua estatura física constituía numa “enorme” desvantagem naquele universo. Relatou, ainda, que por inúmeras vezes, foi subestimado até por colegas bastante conceituados na sua profissão. Situação que funcionava como combustível para continuar a trabalhar mais e melhor. 

 Após o término da série que o tornou famoso em Portugal, “Morangos com Açúcar”, na personagem do icónico, Crómio, Tiago decide emigrar para Nova Iorque e tentar uma carreira internacional. Aí, apesar de conseguir alguns papéis, tem de trabalhar arduamente noutras áreas, passando a realização para 2º plano. A uma dada altura, Tiago vê-se sem trabalho, sem rede de suporte familiar e de amigos. É traído pela namorada, e, contando já com histórico depressivo de doença mental despoletado na adolescência, torna-se adito a medicamentos para as dores. 

É nesta situação que decide regressar para junto da família, amigos, reabilitar-se e ter acompanhamento psicológico sistemático. Deste modo consegue, uma vez mais, dar a volta aos problemas e dar um rumo à sua vida. Porque o sonho ainda não tinha acabado. 

Durante toda a palestra, Tiago enfatiza a importância da saúde mental, do apoio da família, amigos e da atual mulher, também ela presente na palestra e um exemplo de superação, por ter ultrapassado um cancro. 

Evidenciou, ainda, que o dar a conhecer a sua história funciona para ele como um veículo de fortalecimento emocional e pessoal, podendo, deste modo, ajudar e motivar outras pessoas que se encontram a passar por situações semelhantes a não desistir, pedir ajuda e recentrarem-se. 

 Foi visível o interesse e curiosidade por parte dos jovens em saber como é ser “famoso”, como é que a um “famoso” também acontecem este tipo de coisas. E o impacto, força e empatia que uma figura conhecida pode ter no interesse das camadas mais jovens, neste tipo de assuntos. 

O que o Tiago mostrou a todos os jovens e pessoas presentes naquela conversa foi um excelente exemplo de superação e resiliência.  

E desde que exista um sonho, existe também uma estrada com um sentido para onde caminhar. 

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp