Projeto Educa(CON)dado – veio para ficar!

O Projeto Educa(CON)dado, enquadrado numa candidatura realizada ao abrigo dos Projetos Inovadores e/ou Experimentais na Área Social e com financiamento pelo FSE, terminou em dezembro de 2023. 

Este Projeto, com uma duração de 3 anos, foi desenvolvido pela equipa do Centro de Apoio Comunitário e teve como principais destinatários as crianças e jovens do Bairro do Condado. 

Tendo em consideração que este Projeto surgiu em plena Pandemia e com todas as restrições inerente a esse período, podemos concluir que o resultado foi bastante positivo e que conseguimos atingir os objetivos a que nos propusemos, bem como a realização das atividades previstas. 

No total, foram abrangidas cerca de 101 crianças e jovens, ainda que nem todos de forma sistemática, mas que em algum momento do projeto beneficiaram de alguma(s) atividade(s); em contexto escolar, 631 crianças beneficiaram das nossas sessões de prevenção subordinadas aos Direitos e Deveres das Crianças e 71 famílias foram alvo da nossa intervenção. Ao nível das parcerias, iniciámos o Projeto com 9 entidades e terminámos com 11, sendo que a avaliação final do grau de satisfação foi de 85%. 

Consideramos que o Projeto Educa(CON)dado teve um impacto muito significativo nas crianças, jovens, famílias, comunidade em geral, bem como na dinâmica da própria equipa. Fruto deste Projeto, foram implementadas atividades novas, como foi o caso do Apoio ao Estudo, da Expressão Artística e da Mediação Comunitária pelos jovens mediadores, que se revelaram muito pertinentes na concretização dos objetivos no âmbito da intervenção junto de crianças e jovens em situação de risco.  

Este projeto deu ainda a oportunidade a 2 pessoas da comunidade de obterem trabalho, durante a vigência do Projeto e após o términus do mesmo. 

Em síntese, podemos dizer que foi um Projeto que veio e ficou! Vamos procurar financiamentos que nos permitam manter as atividades e os mesmos objetivos, ou seja, continuarmos com o nosso foco em proporcionarmos os meios necessários às crianças e jovens para terem os mesmos direitos no acesso à educação, promovendo, assim, o sucesso escolar. 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp