No âmbito do Alvaeduca – Mês da Educação, promovido pelo Município de Alvaiázere, realizaram-se duas formações dirigidas à comunidade educativa do Agrupamento de Escolas de Alvaiázere, dinamizadas pelo Instituto de Apoio à Criança (IAC). Estas iniciativas, enquadradas na reflexão sobre uma educação inclusiva e positiva, tiveram lugar nos dias 7 e 14 de março e contaram com a participação de docentes e assistentes operacionais e técnicos.
A primeira sessão, realizada a 7 de março, abordou o tema “Mediação Escolar, um caminho para a gestão positiva de conflitos” e reuniu 14 docentes de diferentes níveis de ensino. Durante a formação, foram discutidas estratégias para a prevenção e abordagem ao conflito, a importância da comunicação nas relações interpessoais e o papel da gestão emocional na resolução positiva de conflitos. Destacou-se, ainda, a relevância da mediação escolar como promotora de metodologias participativas e integradoras.
A segunda sessão decorreu a 14 de março, sob o tema “O Brincar na promoção de relações saudáveis”, contando com a presença de 31 assistentes operacionais e assistentes técnicos. A formação evidenciou a importância do brincar no desenvolvimento social e emocional das crianças, bem como o seu impacto na prevenção de conflitos e na construção de relações mais saudáveis no contexto escolar.
O Alvaeduca – Mês da Educação decorre ao longo do mês de março e tem como objetivo sensibilizar a comunidade educativa para a educação pela positiva, promovendo a autoestima, a responsabilidade e o respeito entre crianças e jovens. A valorização destes princípios contribui para a construção de uma sociedade mais otimista e com uma postura afirmativa perante a vida.
O Instituto de Apoio à Criança agradece ao Município de Alvaiázere o excelente acolhimento, bem como ao Agrupamento de Escolas de Alvaiázere pelo interesse e envolvimento nestas iniciativas. As sessões proporcionaram momentos de reflexão, partilha de experiências e boas práticas, fortalecendo o compromisso com uma educação mais inclusiva e participativa.