Nota de Imprensa – Verão intenso para a Linha SOS Criança e Jovem – 116111: mais crianças e jovens pediram apoio com questões relativas à saúde mental

Instituto de Apoio à Criança

NOTA DE IMPRENSA

Verão intenso para a Linha SOS Criança e Jovem – 116111: mais crianças e jovens pediram apoio com questões relativas à saúde mental

Julho foi o mês mais crítico, com 281 contactos – mais do dobro face a janeiro. Em comparação com 2024, os pedidos de apoio cresceram mais de 35%.

 

O Instituto de Apoio à Criança registou, nos meses de junho, julho e agosto de 2025, um aumento expressivo de contactos à Linha SOS Criança e Jovem – 116111. Só em julho foram contabilizados 281 contactos, mais do dobro face a janeiro, confirmando o verão como o período mais intenso do ano para o serviço.

A ansiedade, depressão, ideação suicida, medos e fobias – foram alguns dos problemas relacionados com a saúde mental que estiveram no topo das preocupações, com 107 situações registadas em julho, quase o dobro em comparação com fevereiro. Também as problemáticas de violência, incluindo maus-tratos físicos, psicológicos e negligência familiar, tiveram um aumento significativo, passando de 26 casos em janeiro para 73 em julho.

O WhatsApp tem vindo a ganhar grande adesão, sobretudo entre os mais jovens, confirmando-se como um canal de comunicação de proximidade e acessível, através do número 913069404. Embora o telefone continue a ser o meio mais utilizado, a diversificação dos contactos mostra a importância de oferecer diferentes formas de apoio.

“As férias são muitas vezes marcadas por períodos de solidão, ausência de rotina e inseguranças em relação ao próximo ano letivo. Também surgem preocupações ligadas a relações, conselhos amorosos e deceções escolares. Nesses momentos, muitas crianças e jovens acabam por passar mais tempo sozinhos e sem a rede de apoio, o que os leva a procurar a Linha 116111, onde encontram um espaço de escuta e de ajuda”, explica a psicóloga clínica Maria João Cosme, Coordenadora-Adjunta do SOS.

Em comparação com o verão de 2024, verificou-se um crescimento global dos contactos (de 583 apelos em 2024 para 803 no mesmo período de 2025). As situações relacionadas com saúde mental mantêm-se como a principal preocupação, mas ganharam ainda maior expressão este ano.

O IAC sublinha que estas preocupações refletem a vulnerabilidade acrescida das crianças e jovens durante o verão e lembra que a Linha SOS Criança e Jovem, através do número 116111, está disponível todos os dias, de forma gratuita e confidencial, por telefone, email, chat e WhatsApp.

“É essencial que a sociedade reconheça que, também nas férias, as crianças e jovens enfrentam desafios emocionais importantes. O nosso papel é garantir que têm sempre alguém disponível para os ouvir e ajudar a lidar com o stress, relações interpessoais e escolhas do dia a dia”, reforça Manuel Ataíde Coutinho, Presidente do IAC.

 

Lisboa, 29 de agosto de 2025

Linha SOS Criança e Jovem – 116111

A Linha SOS Criança e Jovem funciona nos dias úteis, de forma gratuita e confidencial, através do número europeu 116111, do WhatsApp 913069404, do email soscrianca@iacrianca.pt  e do chat em www.iacrianca.pt

O Instituto de Apoio à Criança relembra a importância de que, em todas as referências públicas à Linha SOS Criança e Jovem, seja sempre incluído o número 116111, garantindo que crianças, jovens e famílias saibam de imediato como contactar o serviço.

 

Para mais informações: 

Anabela Reis – área do Marketing, Comunicação e Projetos

anabela.reis@iacrianca.pt | 966603936

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp