Fórum Temático GAAF com pré-apresentação do documento “Educação inclusiva – Guia para pais” com edição IAC

O Setor da Humanização dos Serviços de Atendimento à Criança, no âmbito da Mediação Escolar, organizou para os técnicos de GAAF (Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família), um fórum temático, desta vez relacionado com a Educação Inclusiva, tendo como convidado o especialista na área, Professor João Casal.

Este evento online, ocorreu no passado dia 30 de novembro, no âmbito dos fóruns temáticos trimestrais promovidos pela Mediação Escolar em parceria com o Pólo IAC – Coimbra. Desta vez, o tema escolhido foi a Educação Inclusiva, antecipando o dia 3 de dezembro, data que assinala o Dia Internacional para Deficiência. Foi apresentada a publicação “Educação inclusiva – Guia para pais” da autora Catarina Miguel, que estará disponível, brevemente, em versão papel. Um guia que “(…) veio para ajudar na capacidade de decisão e na necessidade das famílias de agir em conformidade com a sua estrutura familiar. Um guia em constante construção.” referiu o Prof. João Casal especialista em Educação Especial e revisor técnico do guia. Em suma, “estamos perante um documento agregador e capaz de canalizar informações úteis para as famílias, de leitura rápida, para melhores tomadas de decisão” disse a Dra. Melanie Tavares que assume a coordenação editorial do respetivo guia.

Um documento direcionado para todos os pais e cuidadores, contendo um conjunto de ferramentas úteis para uma orientação mais especifica para as famílias que procuram informação relevante de forma mais direta. Desde os conceitos associados a uma Escola Inclusiva, direitos e deveres, aos procedimentos, passando por questões práticas para a solicitação de subsídios sociais, são as mais diversas indicações para um guia acessível e simplificado que procura não deixar nenhuma pergunta sem resposta.

Guia aqui

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp