Categoria: Livros

Challenges of Children in Foster Care: What to Expect From the Unexpected?

I arrived at my foster family’s house! This booklet describes what I would like my foster family to know about me, so that they understand and know how to deal with my behaviour and reactions, which will help me feel well integrated. If you have any doubts, you can count on the team that accompanies me and oversees my foster care process. Clique para visualizar.

Desafios das Crianças em Acolhimento Familiar: O que Esperar do Inesperado?

Cheguei a casa da minha família de acolhimento! O que gostava que a minha família de acolhimento soubesse
sobre mim, para que compreenda e saiba lidar com os meus comportamentos e reações de modo a que eu me sinta bem
integrado, está descrito neste livrinho. Se tiverem dúvidas, podem contar com a equipa que me acompanha e que está encarregue do meu processo de acolhimento familiar Clique para visualizar.

Zebedeu : um Príncipe no Hospital

Zebedeu: um Príncipe no Hospital

Este livro nasce da colaboração voluntária da escritora Rosário Alçada Araújo e da ilustradora Carla Nazareth e cumpre o desejo que sempre tivemos de, em linha com os direitos reconhecidos na Carta da Criança Hospitalizada, editar um material adequado às crianças, que lhes dê a conhecer a sua condição enquanto sujeito de direitos. A Carta da Criança Hospitalizada ganha assim nova vida, pelas mãos das autoras, que a conseguem transformar na história de um príncipe que um dia adoeceu e foi hospitalizado… E, “se um Príncipe merece todo o amor e atenção, um príncipe que está doente merece muito mais! Clique para ler.

Um jogo online arriscado: e agora, Tiago?

Alerta Premika! : Um jogo online arriscado: e agora, Tiago?

Este livro apresenta-se como um instrumento lúdico-pedagógico para crianças entre os 8 e os 11 anos no âmbito da segurança na Internet. Têm como base as narrativas recolhidas no terreno, pela investigadora e coautora Teresa Castro, e que deram corpo a esta coleção escrita a três mãos com Cláudia Manata e Raquel Palermo. De modo a traduzir a investigação num produto útil para a sociedade, esta coleção dirige-se particularmente às crianças, às suas famílias e aos professores e educadores. As histórias são construídas passo a passo, com base em escolhas que levam a diferentes desenlaces. Ao longo da narrativa, o leitor depara-se com várias escolhas e cada escolha (que tem o número da página para a qual o leitor deve “saltar”) leva a fins diferentes (resultado das decisões), despertando no leitor a vontade de recomeçar, indo por outro caminho. Pretende-se dar ao leitor a possibilidade de refletir sobre as suas escolhas, participando na narrativa. Esta metodologia, além de dinâmica e reflexiva, pretende envolver as gerações na condução do enredo convidando adultos e crianças a dialogarem sobre os riscos e as oportunidades da Internet. Clique para comprar

Trabalho com Crianças da Rua

Trabalho com Crianças da Rua

Este livro refere os objectivos, as várias fases do projecto, as novas estratégias e as metodologias aplicadas naquele que foi o único projecto inovador aprovado para Portugal pela Comissão Europeia, ao abrigo do 3º Programa de Luta contra a Pobreza.

Ser Criança… Crescer na Cidade : Resumos do Encontro

Ser Criança… Crescer na Cidade: Resumos do Encontro

Como vivem as crianças na(s) cidade(s)? Que novas oportunidades e novos riscos comportam os processos de socialização nos grandes centros urbanos? Quais as implicações destes factores na definição das políticas de educação, saúde e ordenamento urbanístico?as profundas transformações dos quadros da vida familiar e na estrutura das famílias obrigarão a repensar os direitos das crianças? Como vêem e representam as crianças a cidade onde vivem?