Cooperação Nacional e Internacional

Cooperação Nacional e Internacional

Potenciar o trabalho em parceria, ao nível nacional e internacional, contribuindo para a adequação das políticas integradas nas áreas da infância e juventude.

O Instituto de Apoio à Criança tem desde a sua fundação, pautado a sua ação, privilegiando o trabalho em parceria, e potenciando dessa forma, uma intervenção mais eficaz e eficiente cumprindo assim a missão de contribuir para o desenvolvimento integral da Criança na defesa e promoção dos seus Direitos.

Procuramos acima de tudo fomentar uma intervenção integrada, onde se definam formas de complementaridade, rentabilização e articulação de sinergias e onde estejam subjacentes os princípios da participação proactiva, capacitação e cooperação.

O trabalho em parceria tem, na expressão da diversidade, a sua força mais importante. Ao colocarmos ao serviço dos Outros os nossos saberes, as nossas experiências e os nossos recursos, estamos a enriquecermo-nos mutuamente, e consequentemente, a investir na melhoria e adequação da intervenção social, fazendo-nos Acreditar que a Criança não será somente uma batalha do IAC, mas de todos aqueles que acreditam na preservação dos Valores fundamentais à Vida Humana.

O IAC em Números

Objetivos Gerais

Cooperação com os PALOP

No âmbito do trabalho desenvolvido pela Área da Cooperação Nacional e Internacional temos pautado a nossa intervenção junto de entidades a intervir nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa através de uma relação de proximidade que nos permite apoiar a criação, implementação e acompanhamento de projetos locais inclusivos e que se alinham com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Com especial relevância em Cabo Verde, temos desenvolvido protocolos de cooperação com Organizações Não Governamentais, como a Associação ACRIDES e a Fundação Infância Feliz, e igualmente ações conjuntas com Organismos Públicos como o ICCA – Instituto Cabo Verdiano da Criança e do Adolescente.

Tendo sempre como premissa o princípio da solidariedade e da partilha de experiências, tem-se valorizado o desenvolvimento de intervenções estruturantes que fortalecem a parcerias, a capacitação dos profissionais visando a proteção da Criança e Jovem Caboverdianos e a salvaguarda dos seus Direitos.

Tipologia das Ações desenvolvidas:

  • Transferibilidade da metodologia de intervenção do Projecto Rua;
  • Apoio Técnico/Supervisão e Acompanhamento de projetos;
  • Capacitação de Interventores Sociais;
  • Produção de documentos.

Documentos produzidos:

Relatório Formação Modelo de Promoção da Intervenção Integrada em Rede

Plano Estratégico Rede Nacional de Proteção à Criança contra o Abuso e a Exploração Sexual

Campanhas em Parceria

Campanha Primeiros Anos a Nossa Prioridade

A Campanha Primeiros Anos a Nossa Prioridade é uma campanha europeia liderada pela Eurochild que tem como objetivo dar prioridade às crianças dos 0 aos 6 anos, com atenção especial para os primeiros anos de vida. Em Portugal, esta iniciativa é coordenada pela Fundação Nossa Senhora do Bom Sucesso com quem o IAC celebrou Protocolo, associando-se a este movimento.  

“Despertar e reforçar a consciência da sociedade em geral e reconhecer a importância do desenvolvimento infantil nos primeiros anos de vida como dimensão fulcral na construção de uma sociedade mais saudável e sustentável” é o mote.  

O vídeo testemunho da Drª Dulce Rocha disponível no site: 

Primeiros Anos de vida 

Documento PDF:

Primeiros anos a nossa prioridade

Site:

https://primeirosanos.com/

Parcerias Nacionais

Parcerias Internacionais

Instituto de Apoio à Criança
de S. Tomé e Príncipe

Galeria de Fotos