Atelier de culinária “Como comer de forma mais saudável”

No passado dia 26/07/2021, recebemos no nosso espaço do Condado, a visita da nutricionista Cristiana Ramos que nos veio ensinar como comer de forma mais saudável.  

Inicialmente, deu-nos a conhecer o “semáforo nutricional” ou descodificador de rótulos que consiste na aplicação de um código de três cores (verde, amarelo e vermelho) aos rótulos dos alimentos e permite de forma rápida perceber o conteúdo dos mesmos a nível de gordura, gordura saturada, açúcares e sal.  

Foi pedido antecipadamente que as crianças e jovens trouxessem um produto que costumam consumir diariamente, para que no dia do atelier se fizesse a avaliação do mesmo, de acordo com o descodificador de rótulos.  

Após uma pequena reflexão sobre a quantidade de gordura, gordura saturada, açúcares e sal que é ingerida diariamente e sobre os problemas de saúde associados a essa ingestão, a Cristiana pôs mãos à obra e, com a ajuda de algumas crianças e jovens, preparou umas entradas saudáveis com palitos de cenoura e manteiga de amendoim e, para o almoço ou como sugestão de snack, ensinou-nos a preparar uns wraps saudáveis, com uma pasta de atum feita com iogurte natural e orégãos e acompanhado de outros ingredientes à escolha. Para beber, a sugestão foi um Ice Tea saudável. 

As crianças e jovens adoraram estas receitas e consciencializaram-se de que podem fazer escolhas alimentares mais saudáveis, tendo por base o semáforo nutricional e lendo sempre os rótulos dos alimentos antes de os comprar. 

Agradecemos à Cristiana a sua disponibilidade e esperemos que ela volte com mais dicas saudáveis. 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp