Reunião de Entidades Mediadoras Regionais da Rede Construir Juntos

Decorreu no dia 29 de setembro uma reunião, a distância, de entidades parceiras mediadoras regionais da Rede Construir Juntos, tendo estado representados 7 Polos regionais – Braga, Coimbra, Viseu, Lisboa, Évora, Portalegre, Algarve.

Nesta reunião, foi feita uma reflexão sobre os objetivos da Rede, definidas linhas de atuação e estabelecidas estratégias no sentido de motivar mais instituições para esta parceria.

Foi salientado a importância do envolvimento das direcções das instituições mediadoras de Polo no reforço e validação das ações da Rede. Apelou-se também à recuperação dos intercâmbios de técnicos tão pertinentes na partilha de boas práticas e metodologias de intervenção, sobretudo ao nível das Casas de Acolhimento. Desafiou-se, ainda, a Rede a organizar ações no âmbito da participação dos jovens nas casas de Acolhimento, no sentido de motivar os técnicos para a mudança de uma cultura organizacional.

Ficou, ainda, decidido auscultar os parceiros no sentido de partilharem sugestões de temáticas a abordar em futuros webinares dirigidos à Rede.

Ao nível da Rede Juvenil Crescer Juntos foram abordadas as dificuldades sentidas durante esta fase da pandemia, nomeadamente na dinamização e acompanhamento presencial dos diferentes grupos envolvidos. No entanto, salientou-se que alguns Polos foram conseguindo dinamizar atividades, maioritariamente a distância, com as crianças e jovens que integram o projeto. Nesta linha, e na impossibilidade de mais uma vez realizar o Intercâmbio de Jovens em formato presencial, informou-se que irá decorrer, a distância, no próximo dia 23 de outubro um Encontro Nacional de Crianças e Jovens, em que se irá fazer o balanço com os jovens destes dois anos de pandemia de atividades, sensibilizar e motivar para o projeto e escolher a temática a trabalhar neste ano letivo.

Pensamos que esta reunião foi bastante produtiva e motivadora para todo o trabalho desta rede parceiros que só é possível com o envolvimento e empenho de todos.

A Rede Construir Juntos congrega atualmente um número considerável de instituições a nível nacional, com responsabilidade na área da Infância e da Juventude que têm em comum o desenvolvimento de ações que visam uma mais ajustada coordenação de esforços no combate à exclusão social dos grupos desfavorecidos, nomeadamente, crianças e jovens em situação de perigo e respetivas famílias.

A nível nacional a Rede é mediada pelo Instituto de Apoio à Criança e está dividida em 14 polos regionais – Porto, Braga, Bragança, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Évora, Beja, Portalegre e Algarve.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp