Tempo para refletir e preparar o novo ano letivo

Agosto é, por excelência, o mês das férias letivas, altura em que os jovens privilegiam o convívio com os amigos, a família e em que procuram atividades de lazer e de Verão, saindo, por vezes, das suas comunidades de residência.  

A equipa continuou a dar apoio às solicitações e necessidades das famílias e dos jovens acompanhados. Neste âmbito, colaborou na aquisição de bens alimentares e de roupa de cama e atoalhados que beneficiaram alguns agregados, através de donativos provenientes da Siemens e do Bazar diplomático; deu apoio à realização das provas escolares e outros pedidos relacionados com a Segurança Social e acompanhou os processos dos alunos encaminhados para outras respostas educativas. 

Foi, ainda, tempo de avaliar o ano letivo que passou, analisar os resultados, destacar os sucessos, refletir sobre as falhas e as dificuldades sentidas ao longo do ano, bem como sobre os aspetos a melhorar e perspetivar o próximo ano.  

Neste sentido, foram realizadas algumas entrevistas de seleção de novos candidatos à nossa Escola de Segunda Oportunidade, para que, em setembro, se possa constituir as turmas e dar início ao novo ano letivo. Foram também planeados 2 momentos formativos para o arranque: um interno, vocacionado para a equipa do Centro de Educação e Formação, visando a partilha de dinâmicas e jogos pedagógicos para o Treino de Competências e outro para toda a equipa técnico-pedagógica, a fim de refletir sobre as problemáticas específicas dos jovens da E2O, partilhar estratégias de intervenção e construir pontes a fim de efetivar a interseção entre as 3 componentes da nossa resposta educativa: pessoal, escolar e de natureza profissional, bem como consolidar conhecimentos acerca da metodologia de trabalho de projeto, a implementar de forma interdisciplinar.  

Acima de tudo importa criar condições potenciadoras de aprendizagens e experiências de sucesso, que permitam a certificação dos jovens, a reconstrução de trajetórias de vida e o alcance de novas oportunidades no futuro.  

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp