PRESS RELEASE Spot “Pelo Direito a uma Infância sem Violência” Campanha Nem Mais uma Palmada 

PRESS RELEASE 

Spot “Pelo Direito a uma Infância sem Violência” 

Campanha Nem Mais uma Palmada 

Por ocasião do Dia Internacional das Crianças Inocentes Vítimas de Agressão, o Instituto de Apoio à Criança (IAC) lançou nas redes sociais um spot de sensibilização desenvolvido em parceria com o Movimento Cívico “Nem Mais uma Palmada” e realizado pela Produtora Many Takes.

Face ao enorme impacto que o spot alcançou em 24 horas, com mais de meio milhão de visualizações e milhares de partilhas, considera o IAC ter chegado o momento de reforçar o apelo feito anteriormente aos órgãos de comunicação social para a problemática dos castigos corporais, com que tantas pessoas da sociedade civil se identificam.

A campanha “Nem Mais uma Palmada”, iniciada em 2022 pelo IAC, conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República e inclui na sua estratégia um eixo de advocacy, de investigação/capacitação e um eixo de sensibilização da sociedade civil, a realizar a nível nacional, para promover uma cultura de não violência contra as crianças, contribuindo para o cumprimento do disposto no art.º 13.º da Convenção de Istambul.

Fazendo uma retrospetiva, o IAC organizou o 1º encontro dedicado à problemática dos maus tratos em 1984, quando este não era ainda tema de discussão académica, nem motivo de notícias por parte da comunicação social. Nestas 4 décadas de trabalho intenso e dedicado à proteção da criança e do jovem, temos prosseguido na sensibilização para as consequências nefastas da violência, em diferentes contextos, e considerámos ter chegado a altura de se pôr em prática uma estratégia concertada com o objetivo de erradicar a violência da vida da criança, tendo já realizado neste último ano 4 seminários sobre os castigos corporais.

Não é um problema atual, mas que muito se acentuou com a pandemia, que veio tornar visível muitas situações-limite camufladas até então. As nossas linhas de apoio à criança e ao jovem demonstram que as consequências da pandemia e da situação de crise económica estão a ser determinantes na saúde mental, tanto das crianças e jovens, como dos pais.

É urgente ter tolerância zero aos castigos corporais.

Apelamos a que se associe ao IAC Pelo Direito a uma Infância sem Violência! O seu apoio, através da divulgação desta campanha e, nomeadamente, deste spot, poderão ser fulcrais para erradicar a violência da vida das crianças portuguesas.

Spot para download aqui

Spot no Instagram aqui

A DIREÇÃO

INSTITUTO DE APOIO À CRIANÇA

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp