“O meu, o teu, o nosso espaço de brincar” em Algés

Com o intuito de promover as oportunidades lúdicas na EBI João Gonçalves Zarco, duas estagiárias de Animação Sociocultural da Escola Superior de Educação de Lisboa desenvolveram, entre os meses de fevereiro e junho, o projeto “O meu, o teu, o nosso espaço de brincar”. 

A EBI João Gonçalves Zarco, situada em Algés, acolhe crianças do 1º e do 2º CEB o que torna ainda mais desafiante a criação de oportunidades lúdicas nos diferentes espaços escolares. Pretendeu-se, numa primeira fase, auscultar as crianças e os profissionais (assistentes operacionais, docentes e direção), para posteriormente intervir nos espaços de brincar exteriores. 

Da recolha de dados ficaram evidentes os constrangimentos que a pandemia trouxe para o contexto escolar, nomeadamente quanto à livre circulação e à ausência de material lúdico ao dispor das crianças. Neste sentido, e com o apoio da Associação de Pais da Escola (APEZARCO), o projeto passou pela pintura de jogos de chão em diferentes espaços da escola, pela disponibilização de kits de material lúdico e pela dinamização dos momentos de recreio por parte das estagiárias. 

O balanço final é extremamente positivo, com as crianças e os profissionais a identificarem melhorias nos espaços e nas dinâmicas presentes.  

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp