Com o início do ano letivo em vista, há que ultimar os preparativos para o arranque das atividades formativas o que inclui gerir as sinalizações e proceder à seleção dos alunos para a constituição das turmas. Neste âmbito, a equipa deu continuidade ao agendamento e à realização de entrevistas motivacionais com o objetivo de conhecer cada um dos candidatos, bem como os seus encarregados de educação. A entrevista é o momento de esclarecer em que consiste a nossa resposta educativa e perceber se a mesma lhes faz sentido e os motiva. Interessa-nos conhecer as suas características, os seus percursos académicos e sobretudo, as suas trajetórias de vida.
Sabemos a importância deste primeiro momento de contacto. Procuramos sempre acolher os jovens e famílias de forma calorosa, disponível, centrando a atenção e reforçando os aspetos positivos, ajudando-os a identificar as suas forças, qualidades, talentos e sonhos. Ouvimos os jovens e encarregados de educação primeiro em conjunto, depois separadamente. Conseguem-se observar as dinâmicas relacionais, para além de proporcionarmos o espaço e o tempo para alguma informação mais sensível. É neste contexto de empatia, de respeito e de valorização que se começa a construir a relação pedagógica.
Após as entrevistas motivacionais, a equipa estabelece contacto com algumas das entidades parceiras que acompanham os jovens sinalizados, visando recolher informações adicionais para o diagnóstico e conhecer melhor os seus contextos familiares e comunitários.
No sentido de contribuir para o processo de seleção das candidaturas e de observar os jovens em contexto de interação, foi, ainda, realizada uma sessão em grupo em que foram lançados alguns desafios, através de dinâmicas. Esta iniciativa permitiu observar a sua participação, motivação, capacidade de comunicação, assertividade e liderança, para além de promover a aproximação com os jovens. A maioria dos candidatos manifestou interesse na nossa Escola, valorizando tratar-se de uma resposta alternativa e diferente das que conheciam até então e revelando empenho nas atividades propostas.