Foi apresentado no passado dia 17 de outubro, o relatório dos resultados da Rede nacional de GAAF (Gabinetes de Apoio ao Aluno e à Família) do ano 2022/2023. Estiveram representados o Setor da Humanização dos Serviços de Atendimento à Criança, em cooperação com o IAC Pólo de Coimbra e a Rede Nacional de Gabinetes de Apoio ao Aluno e à Família.
Após a apresentação do resumo dos respetivos resultados, elencaram-se algumas problemáticas mais evidentes do ano transato: a desmotivação dos alunos, o absentismo escolar e alguns problemas comportamentais dentro e fora da sala de aula, indicadores estes que, embora se mantenham de ano para ano, continuam a ser problemáticas que amplificam o debate e a construção de fórmulas para minimizar os mesmos.
Foi igualmente apresentado o respetivo portfólio de ações para o ano corrente.
Seguiu-se uma comunicação de boas-vindas aos novos parceiros, que este ano irão fazer parte da respetiva Rede Nacional de Gabinetes de Apoio ao Aluno e à Família, passando assim de 34 para 49.
Foi também divulgada, através da visualização de um vídeo, a linha da Criança Desaparecida (116 000) com o intuito de combater situações de desaparecimentos, raptos e abuso sexual de menores.
Nesta exposição, a Rede Nacional de Gabinetes de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF) partilhou ideias e práticas, de forma a partilhar as suas experiências com os demais. Assentes na mediação escolar, os GAAF representados de norte a sul do país, baseiam-se numa intervenção cada vez mais consistente de boas práticas dinamizada nos pilares bases: Escola/Aluno/Família/Comunidade.