Decorreu no dia 20 de março uma Ação de Sensibilização, na modalidade online, tendo sido abordadas as questões da segurança e da privacidade em ambiente digital. A ação “Perigos na Internet! – Só podes estar a gozar!” que foi dirigida a jovens da Rede Juvenil Crescer Juntos de todo o país, foi dinamizada pelo Inspetor Ricardo Vieira da Polícia Judiciária e contou com a participação de 125 crianças e jovens e 33 adultos.
Nesta sessão, o Inspetor Ricardo Vieira referiu que a internet tem imensas potencialidades, mas sobretudo tentou sensibilizar as crianças e os jovens para os riscos de navegar online. Neste sentido, alertou os jovens de que devem estar cientes das ameaças e tomar medidas para proteger as suas informações pessoais. Deu assim alguns conselhos de como nos podemos proteger online e salientou que é muito importante partilhar com amigos e familiares, sobretudo os mais idosos, os nossos conhecimentos sobre cybersegurança. Alertou também os jovens para as práticas online que podem constituir crime.
No final da sessão, os jovens presentes, exercendo o seu direito de participação, partilharam as suas dúvidas e colocaram as suas questões que a reflexão sobre esta temática suscitou.
No âmbito do Projeto “Saúde Mental e Bem-estar na Adolescência, no Polo de Coimbra, em fevereiro dinamizaram-se ações sobre “Resolução de Conflitos e Comunicação Assertiva” nas quais participaram 19 crianças e jovens. Através de visionamento de pequenos filmes e atividades quebra-gelo e de role-play, foi possível refletir sobre as origens dos conflitos, abordar a importância da comunicação como fator determinante na prevenção de conflitos e definir estratégias para a gestão positiva dos conflitos. Foi também uma oportunidade para os jovens perceberem a importância de lidar de forma positiva com o conflito, com enfoque numa comunicação assertiva e respeitosa. Estas sessões, muito práticas, permitiram aos adolescentes praticar respostas a diferentes cenários e situações e perceberem as diferenças dos estilos de comunicação passivo, agressivo e assertivo. Com estas sessões, promoveu-se, assim, o espírito de aceitação, cooperação e respeito pelo outro, na linha de uma convivência respeitosa, tolerante e pacífica.
No dia 6 de março, abordou-se a questão das “Relações Saudáveis na Adolescência”, com um grupo de 11 crianças e jovens. Desconstruiram-se mitos e crenças e sensibilizou-se os jovens para a necessidade de limites saudáveis nas relações. Com o objetivo de dar voz aos participantes nesta sessão, foi construído um mural onde os jovens estabeleceram as diferenças entre relações saudáveis e não saudáveis/abusivas, com foco em aspetos com a comunicação, o respeito, a igualdade, o afeto, a liberdade e a honestidade.
Na sequência desta ação irá decorrer no dia 17 de abril, no IAC-Polo de Coimbra, um Workshop sobre “Violência no Namoro”, dirigido às crianças e jovens da Rede Juvenil Crescer Juntos do Polo de Coimbra. Esta sessão será dinamizada com a colaboração da APAV Coimbra.