Porque é tão importante o trabalho individual?  

Desde há 40 (ou 38?) anos que o Instituto de Apoio à Criança - Projecto Rua, marcou a sua intervenção pelo modernismo e inovação das suas estratégias na relação com as crianças, jovens e famílias. Ainda hoje, a relação de proximidade entre técnicos, crianças e jovens continua a ser um pilar na intervenção, para que na relação de interajuda, se possa promover os seus direitos e interesses.  É com base no conhecimento e características individuais, que se adequam os planos de intervenção, de forma realista, em que a criança e o jovem se revê e se envolve na sua prossecução. Alicerces como a escuta ativa, confiança, o respeito pelo outro, o interesse, disponibilidade e investimento, permitem construir “a relação”. É ainda na estruturação de práticas e momentos mais lúdicos, que se baixam barreiras e surgem confidencias tanto de sonhos como de pesadelos.  É neste contexto que a equipa privilegia o acompanhamento individual, através da concretização de momentos, como almoços e lanches, acompanhamento a serviços, atividades lúdico-pedagógicas…  

Muitos académicos e investigadores defendem a promoção das competências sociais e emocionais na relação e interação do individuo no grupo, na medida em que são essenciais para alcançar sucesso, não só na escola como, posteriormente, na vida adulta.  É no empoderamento das competências, que temos a condição para tornar crianças/jovens, em adultos mais felizes.  

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