Entre os dias 16 e 18 de julho, a Quinta das Águas Férreas, em Caneças, acolheu o Intercâmbio Nacional de Crianças e Jovens, uma iniciativa promovida no âmbito do Projeto da Rede Juvenil Crescer Juntos, este ano com o tema “Saúde Mental e Bem-Estar na Adolescência”.
O Intercâmbio reuniu 46 participantes (34 crianças e jovens e 12 técnicos) de diversos Polos da Rede Construir Juntos – Braga, Coimbra, Santarém, Lisboa, Évora e Algarve), tendo proporcionado aos jovens uma experiência enriquecedora de aprendizagem, interação, convívio e desenvolvimento de competências interpessoais.
A manhã do dia 16 foi dedicada à receção e acomodação dos participantes, seguindo-se à tarde dinâmicas de apresentação e quebra-gelo, que visaram criar um ambiente acolhedor e propício à interação entre os jovens. Em seguida, os participantes tiveram a oportunidade de apresentar e partilhar os trabalhos que desenvolveram ao longo do ano nos diferentes polos no âmbito do Projeto. A noite foi marcada pela atividade “Trilha das Emoções”. Os jovens participaram em jogos e ateliers que os desafiaram a refletir sobre as suas próprias emoções, o autoconhecimento, a importância da comunicação, da cooperação e da construção de relações saudáveis.
O dia 17 foi dedicado a um conjunto de atividades dinâmicas e interativas num parque aquático, onde os jovens realizaram diversas atividades desportivas e jogos aquáticos com o objetivo de promover a sensibilização para os diferentes aspetos da saúde mental e do bem-estar na adolescência. A noite foi preenchida com o Workshop “Dança com Impacto”, no qual os jovens exploraram a expressão criativa como ferramenta para o autoconhecimento e a promoção do bem-estar emocional.
Na manhã do dia 18, os jovens reuniram-se para apresentar ideias e discutir a temática a desenvolver no próximo ano letivo, tendo sido consensual dar continuidade ao tema do Bem-estar na Adolescência. Foi também escolhido o novo logo da Rede Juvenil que foi atualizado por sugestão dos jovens e passará a constar das iniciativas e documentos desta rede juvenil. O anterior tinha sido elaborado manualmente e não facilitava a sua inserção em documentos. Assim, foi elaborado um logo em formato digital, respeitando o desenho original, que foi aprovado pelos jovens da Rede Juvenil.
Por fim, seguiu-se a avaliação do intercâmbio e a entrega de certificados aos participantes, reconhecendo o seu empenho e participação ativa.
Consideramos que o Intercâmbio Nacional de Crianças e Jovens 2024 proporcionou aos participantes uma experiência única de aprendizagem, interação e desenvolvimento pessoal. As imagens são bem elucidativas da forma como os jovens criaram laços, fizeram amizades e saíram mais enriquecidos e fortalecidos com todas as partilhas e experiências.
Partilhamos aqui alguns testemunhos:
“…Este parque aventura, situado numa das margens mais bonitas do Rio Tejo, proporcionou um dia repleto de atividades aquáticas e momentos inesquecíveis de diversão que jamais serão esquecidos! Essas atividades não só proporcionaram muita
diversão, mas também importantes lições sobre o trabalho em equipa, segurança na água e respeito pela natureza. Foi uma oportunidade maravilhosa para os nossos jovens interagirem, aprenderem e se divertirem num ambiente repleto de colaboração e crescimento mútuo.”
“Nestes três dias andei muito alegre e divertida!”
“(…) Unimo-nos ao testemunho das nossas jovens e parabenizamos a Equipa do IAC, que se dedica à programação e organização, garantindo toda a logística para que o encontro nacional de jovens decorra em segurança, com afeto e muita alegria partilhada, expulsando os medos e ansiedades, nem que tenha sido por três dias, foi uma experiência fantástica.”