Atribuição da Chave de Honra da Cidade de Lisboa a Manuela Ramalho Eanes
15 de julho 2025
O Instituto de Apoio à Criança (IAC) congratula-se com a decisão da Câmara Municipal de Lisboa de atribuir a Chave de Honra da Cidade a Maria Manuela Ramalho Eanes, cuja cerimónia está marcada para hoje às 18h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Este reconhecimento reveste-se de especial significado para o IAC e para todos aqueles que têm acompanhado o percurso de Manuela Ramalho Eanes ao longo de décadas de serviço à causa pública, pela sua ação pioneira na defesa e promoção dos Direitos da Criança e na proteção dos mais vulneráveis, sempre com uma postura de quem serve e “nunca se serve”, colocando o bem-estar dos outros acima de qualquer interesse pessoal.
Fundadora do Instituto de Apoio à Criança em 1983 – e atual Presidente Honorária – Manuela Ramalho Eanes assumiu este projeto como a sua missão de vida, dando voz às crianças e contribuindo de forma decisiva para a sensibilização da sociedade civil para a necessidade de proteger os mais novos de todas as formas de violência, negligência e discriminação.
A sua visão humanista, o compromisso cívico e a coragem com que desafiou tabus e abordou problemáticas nunca antes divulgadas, destacando sempre a dignidade e os direitos das crianças, inspiraram gerações e transformaram políticas públicas, deixando uma marca indelével na sociedade portuguesa.
“A atribuição da Chave de Honra da Cidade de Lisboa é um tributo profundamente merecido. Representa o reconhecimento coletivo do papel transformador de Manuela Ramalho Eanes na Defesa dos Direitos de todas as crianças. Para o IAC, é também um momento de orgulho e de renovado compromisso com a missão que nos legou”, afirma Manuel Ataíde Coutinho, Presidente da Direção do IAC.
O Instituto de Apoio à Criança associa-se, com imenso orgulho, a esta homenagem e expressa a sua gratidão e respeito por uma Mulher que, ao longo de toda a sua vida, ambiciona e defende uma sociedade mais justa, solidária e participativa. Com o seu coração generoso, um sorriso sempre caloroso e um olhar que transmite esperança, Manuela Ramalho Eanes inspira-nos todos os dias com a sua simplicidade, autenticidade e incansável dedicação à causa dos mais vulneráveis.
Lisboa, 15 de julho 2025
PDF Nota de Imprensa_Chave de Honra_Manuela Eanes
Para mais informações:
Anabela Reis – área do Marketing, Comunicação e Projetos
anabela.reis@iacrianca.pt | 966603936