No passado dia 11 de junho, o IAC-Polo de Coimbra marcou presença em mais uma edição do “Coimbra a Brincar”, evento que assinala o Dia Internacional do Brincar e que é promovido pela Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC). Esta iniciativa celebra o brincar como direito de todos e o IAC tem marcado presença desde a sua primeira edição!
A participação do IAC começou logo a 4 de junho, na parada oficial do evento, com a presença de materiais lúdicos e a representação da coordenadora do IAC-Polo de Coimbra, Paula Duarte.
Este ano, o destaque foi a dinamização do Jogo Gigante dos Direitos da Criança, criado pela editora Ideias com Histórias, em parceria com o IAC. Esta atividade permitiu sensibilizar de forma divertida para os direitos fundamentais das crianças, com uma forte adesão por parte dos mais novos. Além disso, foram entregues kits lúdico-pedagógicos a 71 crianças e jovens participantes – uma oferta da empresa Lexis Nexis, recebida como donativo pelo IAC.
Com esta ação, o IAC-Polo de Coimbra procurou mostrar à comunidade como o lúdico pode ser uma poderosa ferramenta de intervenção, ao serviço das crianças, jovens e famílias em situações de maior vulnerabilidade, promovendo inclusão, bem-estar e cidadania.
Foi um evento muito participado, animado e cheio de partilhas, com a presença entusiástica de muitas crianças e jovens, provenientes de Jardins de Infância e Escolas do 1.º Ciclo. Através do jogo, da alegria e da criatividade, o IAC ajudou a cumprir os grandes objetivos deste dia: celebrar o direito de brincar, criar memórias felizes e reforçar a importância do brincar livre.