Mês de Julho mete férias ao barulho

O mês de julho marca o início das férias escolares a nível nacional e como tal, no Centro de Apoio Comunitário não poderia ser diferente.  

É gratificante ver que depois dos técnicos investirem tanto tempo a preparar as atividades das férias, essas ideias saem finalmente do papel e ganham vida, agora sim com as crianças e jovens a viverem alguns sonhos na primeira pessoa. 

Iniciámos o mês com uma atividade de pintura de telas, na qual os jovens realizaram o seu projeto individual, que depois passaram para a tela com a ajuda dos pincéis e das tintas. Este tipo de atividade promove o desenvolvimento de habilidades artísticas, competências motoras e estimula a criatividade. 

Partimos à descoberta do Castelo de São Jorge, atividade particularmente interessante uma vez que a maior parte dos nossos jovens nunca o tinham visitado. Do topo da colina mais alta do centro histórico da cidade, os jovens puderam desfrutar da vista panorâmica sobre Lisboa, vislumbrar o Rio Tejo e todos os bairros antigos ao seu redor. Por entre as muralhas, as torres e os jardins internos, ficaram a conhecer um pouco mais sobre a história de Portugal e também deram largas à sua imaginação. Todos os momentos ficaram registados pelas lentes e pelos olhares atentos dos técnicos. 

Fomos convidados a visitar a Polícia Municipal de Monsanto que conta com 28 efetivos e 9 cavalos, distribuídos entre patrulhamento monitorizado e patrulhas montadas, cuja missão é proteger e fiscalizar o Parque Florestal de Monsanto e outros espaços verdes da cidade. Conhecemos os estábulos, percebemos um pouco das rotinas dos cavalos que lá habitam e até assistimos à troca de ferraduras de um dos cavalos. As mesmas foram-nos oferecidas como símbolo de sorte, para colocarmos no nosso espaço.  

Tivemos a oportunidade de realizar uma visita à RTP (Rádio e Televisão de Portugal), mais propriamente ao Museu, que já aguardávamos há algum tempo e foi mesmo muito interessante, porque nos permitiu ter uma perspetiva da evolução da estação ao longo dos anos. Conhecemos a história da rádio e da televisão; percebemos como funcionava antigamente a sonoplastia da rádio e alguns viram pela primeira vez uma televisão a preto e branco, bem como um telefone de disco. Estas experiências contrastam muito bem com a possibilidade das visitas virtuais ao Museu, que até possibilitam experiências de realidade aumentada. Atendendo aos pedidos dos jovens, conseguimos visitar o estúdio de um conhecido programa da manhã e assistimos a um pouco da emissão em direto do Jornal das 12h. 

Outra das atividades mais esperadas era o Arborismo, que se realizou no Centro Desportivo Nacional do Jamor, onde os jovens puderam explorar em ambiente real, uma conexão mais profunda com a natureza. A atividade promoveu igualmente o desenvolvimento físico e de habilidades motoras; a construção de confiança e auto-estima; a aprendizagem sobre o meio ambiente e a socialização. 

Pela primeira vez visitámos também o Hello Park em Monsanto, parque de diversões, onde as crianças entram cheias de energia e saem “de rastos”, de tanto brincarem e se divertirem.  

Tivemos a oportunidade de visitar a Quintinha da Paiã, onde as crianças estiveram em contato direto com alguns animais tais como ratos da India, coelhos, ovelhas, cavalos, entre outros. 

Rumámos ainda a Sintra – Quinta da Regaleira. Por entre mais de 4 hectares de jardins, quase que nos perdemos no labirinto de lagos, ao contemplar as esculturas de deuses clássicos e os pavilhões decorativos. Descemos a profunda escadaria do Poço Iniciático, com mais de 27 metros e andámos pelos percursos subterrâneos que ligam o poço a outras entradas, criando um ambiente místico. Foi um dia muito bem passado. 

Além das várias saídas, realizámos um atelier de barro, envolvido numa experiência sensorial de olhos vendados, que culminou em obras de arte deveras interessantes. 

Promovemos um atelier de construção de aviões, dedicado à ciência e à robótica. A ideia subjacente era “constrói tu mesmo”, para tal os jovens tiveram acesso a um kit individual, constituído por peças que estruturam o avião, pilhas, um circuito elétrico bem como outros componentes. Por entre falhas e acertos todos atingiram o objetivo final, que foi divertirem-se e brincarem com o avião construído por eles. 

Com o calor que se fez sentir, não dispensámos os famosos jogos de água, que para além de proporcionar momentos de diversão, promoveu o trabalho de equipa. O mais importante era garantir que ninguém ficasse seco e nem os técnicos escaparam! 

Como as férias também servem para reforçar os hábitos de vida saudável, realizámos um atelier de lanche saudável, depois de responderem a um questionário sobre essa mesma temática. Foram sugeridas várias opções de lanches saudáveis e esperamos que os jovens as ponham em prática.  

Por último, mas não menos importante, organizámos um torneio de futebol, como forma de incentivo à prática de desporto, fomentando o espírito competitivo e contribuindo para a saúde mental e emocional. 

Foi um mês muito preenchido e guardamos com carinho todos os momentos vividos, todas as aprendizagens adquiridas e esperamos que agosto venha somar mais momentos como estes! 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp