Diversos estudos realizados por todo o Mundo, demonstram que a exposição precoce a ecrãs têm impacto no posterior desenvolvimento infantil.
Salientamos, um estudo realizado no Japão, em 2023, visou investigar se a exposição aos ecrãs em crianças de 1 ano de idade está associada a posteriores atrasos no desenvolvimento infantil.
Os resultados deste estudo demonstraram que as crianças que passavam quatro ou mais horas por dia em frente ao ecrã apresentaram um risco significativamente mais elevado de atraso ao nível da comunicação e da resolução de problemas.
Os autores do estudo, reforçam a importância de serem feitas escolhas adequadas e de existir um uso equilibrado dos ecrãs, em crianças pequenas, incentivando a que existam muitos e mais momentos de interação, brincadeira e comunicação entre crianças e adultos.
Chama-nos à atenção para a importância da interação direta entre o adulto e a criança, principalmente nos primeiros anos de vida e da importância da redução do tempo de exposição ao ecrã.
O tempo longe e sem ecrãs é fundamental para o desenvolvimento saudável das crianças. Ao afastarem-se de televisões, tablets, telemóveis e computadores, as crianças conseguem descansar a vista, regular a atenção e reduzir a sobrecarga sensorial frequentemente associada ao uso prolongado de dispositivos digitais. Assim como, este tempo longe dos ecrãs, contribui para uma melhoria da qualidade do sono, para o reforço da concentração e para a promoção de uma relação mais equilibrada com a tecnologia.
Durante este tempo, as crianças, têm a oportunidade de explorar o mundo ao seu redor, dedicando-se a diferentes atividades que estimulam diferentes dimensões do seu crescimento. É importante, a brincadeira ao ar livre, correr, brincar no parque, andar de bicicleta, jogar futebol ou explorar a natureza, atividades que favorecem o desenvolvimento motor e a coordenação. Em casa, podem desenhar, pintar, brincar com bonecos e outros brinquedos. A música e a dança, são também atividades, importante, uma vez que, estimulam a imaginação e a expressão emocional, tão benéficos para um desenvolvimento harmonioso.
Assim estar longe dos ecrãs, é uma oportunidade para que as crianças desenvolvam hábitos saudáveis, aprendam de forma ativa e criativa contruam relações mais significativas com o mundo que os rodeia.
Referências:
Takahashi I, Obara T, Ishikuro M, et al. Screen Time at Age 1 Year and Communication and Problem-Solving Developmental Delay at 2 and 4 Years. JAMA Pediatr. 2023;177(10):1039–1046. doi:10.1001/jamapediatrics.2023.3057
Realizada por:
Patrícia Carsane e Rita Correia.















