Como o melhor fica para o final, eis que chegámos ao mês do Natal!

O mês de Dezembro marca o encerramento do ano e é, por norma, uma época de grandes festejos e momentos vividos intensamente pelas famílias. As férias escolares dão a oportunidade de as crianças terem mais tempo de qualidade com as famílias aproveitando melhor os momentos, criando memórias e fortalecendo os laços emocionais. 

No Centro de Apoio Comunitário, foi um mês marcado por diferentes atividades alusivas ao Natal. À semelhança do ano passado, repetimos o atelier de Natal com as famílias dos nossos jovens e foi um momento onde a criatividade foi posta à prova, resultando em peças decorativas deveras originais. Terminámos a atividade com um lanche de Natal, onde se estreitaram os laços com as famílias e se trocaram votos de Boas Festas. 

Já nas férias de Natal, realizámos um atelier natalício com as crianças do 1º ciclo. Iniciámos com um momento de convívio, depois puseram mãos à obra e decoraram pais natais, ao seu gosto.  A atividade terminou com uma miniexposição das obras-primas e para aconchegar a barriga, contaram com um lanche de Natal preparado pela equipa. 

Ainda em modo de Natal e tendo em conta o grupo de crianças que acompanhamos no apoio ao estudo nas escolas, no âmbito do Programa Proinfância, realizámos uma ida ao Teatro Politeama para assistir à peça “Hércules”. As crianças adoraram e o teatro é uma atividade que resulta sempre muito bem, ainda mais na época natalícia. Seguiu-se um almoço e, para surpresa das crianças, o Pai Natal ofereceu-lhes presentes, que sem dúvida foram a cereja no topo do bolo. 

Seguimos para mais uma aventura, o tão esperado almoço de Natal do nosso grupo dos Aventureiros. Este grupo conta com cerca de 30 jovens. Entre vários momentos de convívio, puderam rever alguns amigos que durante o período letivo, por vezes, não conseguem ver. Cheios de energia e boa disposição, disfrutaram de um almoço natalício e receberam presentes, doados por alguém que, conhecendo o trabalho que o Instituto de Apoio à Criança realiza, quis contribuir para que as crianças e jovens tivessem um Natal mais mágico. 

Para fechar o ano e como já consideramos ser uma tradição nossa, rumámos com o grupo do 1º ciclo ao Teatro Armando Cortez, para assistir à peça “Era uma vez…”. Uma peça divertida, cheia de aventuras e que retrata uma relação muito próxima entre um avô e os seus netos, em que estes últimos adoram ouvir as histórias que ele lhes conta. Esta peça fez a delícia das nossas crianças. Ainda com os níveis de energia no máximo, almoçaram e receberam presentes de Natal, doados pelos funcionários do Banco Português de Investimento (BPI), que nos contemplou mais uma vez com este nobre gesto. 

Assim encerrámos as atividades do mês de dezembro, que sendo um mês de fecho de ciclos, nos permitiu fazer uma rápida análise de tudo o que conseguimos realizar em 2025 e deixou a porta aberta para novas oportunidades e desafios que aguardamos que cheguem com a entrada no Novo Ano de 2026.  

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp