No âmbito do projeto Erasmus+ “RE:create:Int – Recriar laços intergeracionais através do Brincar”, financiado pela União Europeia, demos passos significativas na futura criação de grupos de brincar intergeracional com parceiros portugueses.
No dia 4 de dezembro, visitamos o Centro Sagrada Família dinamizando grupos focais com dois grupos de crianças de 5 anos e dois grupos de idosos, auscultando o que era brincar para cada um dos participantes, que atividades intergeracionais já eram realizadas, e o que esperam dos grupos intergeracionais que irão ser criados num futuro breve. Verificámos que a maior parte das atividades que decorrem, ainda que assumam um carácter pontual, são identificadas pelos participantes como uma mais-valia e ficou evidente a vontade de todos, crianças e seniores, em aprofundar estas relações intergeracionais.
Acreditamos que ouvir os participantes dos projetos que imaginamos em equipa, é o ponto de partida chave para uma dinamização adequada das nossas propostas, satisfazendo não só todas as partes envolvidas, mas também promovendo um processo de co-criação que impactará necessariamente o sucesso e sustentabilidade futura do projeto em curso.













