Visita de Estudo à Escola do Brinquedo Tradicional Popular

No âmbito do protocolo de colaboração entre o IAC e a Associação Desportiva e Recreativa do Loureiro (ADRL), nomeadamente com o seu núcleo do Museu do Brinquedo Tradicional Popular, a técnica Ana Vicente colaborou com o mentor da Escola, o professor João Amado, bem como com outros colaboradores e voluntários, na dinamização de atividades lúdico-pedagógicas, no passado dia 15 de dezembro, aquando da visita de um grupo de cerca de 35 crianças do Jardim de Infância e do 1.º Ciclo de Figueiró do Campo, acompanhadas por educadoras, docentes e assistentes operacionais.

Neste dia, a Escola do Brinquedo Tradicional Popular (EBTP), no Loureiro, assinalou o seu 7.º aniversário com esta visita de crianças. Ao longo da manhã, os participantes tiveram oportunidade de explorar o universo dos brinquedos tradicionais, através de diversas atividades lúdico-pedagógicas que promoveram o contacto direto com os materiais, a experimentação e a descoberta.

A visita foi marcada por momentos de grande entusiasmo, nos quais as crianças puderam ver, construir e brincar com brinquedos, aprendendo simultaneamente sobre a relação entre a natureza e os objetos lúdicos. Muito curiosos e participativos, os visitantes mostraram-se surpreendidos e encantados com os brinquedos “da natureza”, muitos dos quais conheceram pela primeira vez.

A celebração incluiu ainda o tradicional corte do bolo de aniversário, que contou com a presença de várias figuras locais, entre as quais a Presidente da Junta de Freguesia de Cernache, Dra. Marta Ferro. A EBTP continua, assim, a afirmar-se como um espaço de descoberta e de valorização das tradições, um projeto que, mesmo fora dos grandes centros urbanos, tem vindo a conquistar visitantes de todas as idades, convidando-os a brincar “com quase nada” e a refletir sobre o valor da simplicidade e da criatividade.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp