8ª edição do projeto Escola Ativa – Um projeto promotor dos Direitos da Criança

O lançamento da 8ª edição do projeto Escola Ativa ocorreu a 31 de janeiro, na EB Rolando de Oliveira. Ana Lourenço partilhou com os presentes a ideia de que mais do que um projeto de promoção da atividade física em contexto escolar, trata-se de um projeto promotor dos Direitos da Criança: promove não só o direito à saúde, mas também o direito a brincar e o direito à participação. 

Numa sessão que reuniu os diferentes intervenientes no projeto Escola Ativa – Associações de Pais, Agrupamentos de Escolas, Juntas de Freguesia e o Executivo Municipal, representado pelo Exmo. Sr. Presidente Dr. João Azevedo – foi partilhado que são já 1863 as crianças do ensino pré-escolar que estão integradas no Eixo de Intervenção Psicomotora, um dos seis eixos nos quais assenta o projeto Escola Ativa. Outro dos eixos, o de Melhoria dos Espaços Escolares, inicia agora a sua fase de candidaturas onde as Associações de Pais e as Juntas de Freguesia podem delinear projetos para tornar o espaço exterior das escolas natural, desafiante, humanizado e promotor do direito a brincar.  

O IAC colabora na formação e sensibilização da comunidade escolar e famílias, presta apoio técnico sobre as propostas de melhoria pretendidas, colabora nas visitas aos estabelecimentos de ensino e dinamiza ainda um processo participativo de auscultação às crianças, dando voz às suas opiniões e chamando-as a ser co-construtoras dos projetos de melhoria dos espaços. Em 2026 iniciar-se-á igualmente um processo de auscultação aos profissionais de educação e famílias. 

Consulte a notícia do Município de Viseu aqui  

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp