O arranque do ano letivo na Escola de Segunda Oportunidade Educar e Formar para Inserir – Lisboa teve lugar no passado dia 2 de Outubro. A primeira semana foi dedicada ao acolhimento dos jovens das 3 turmas, dos territórios: Lumiar, Marvila e Santa Clara.
Foi o momento para os alunos conhecerem o espaço de funcionamento das atividades letivas e formativas, os colegas, os técnicos do IAC e os técnicos de intervenção local e os professores. Feitas as apresentações, foram realizadas dinâmicas de grupo, em sala e no exterior, de quebra-gelo e promoção da coesão entre os jovens e de aproximação com a equipa, às quais os jovens aderiram com motivação. Trocando olhares, medindo gestos e movimentos, estudando comportamentos, partilhando ou escondendo expressões e emoções.
Alguns dos jovens já se conheciam entre si, pelo facto de residirem perto, o que facilitou a interação, entre pares. As turmas são compostas maioritariamente por elementos do sexo masculino, como é habitual nestas respostas educativas.
Neste período foram também realizadas as reuniões de arranque do ano letivo com os Encarregados de Educação dos 3 territórios, em que as equipas técnico-pedagógicas se deram a conhecer, partilharam os objetivos, a organização e dinâmica da Escola de Segunda Oportunidade, bem como algumas regras básicas de funcionamento. Estas regras foram trabalhadas com as turmas, a partir de um debate sobre o respeito, cujas conclusões foram registadas em telas e num cartaz: Respeito pelo próprio, pelo outro, pelo espaço e pela comunidade envolvente.
Estes dias de acolhimento permitiram estreitar laços entre os jovens e a equipa e preparar as turmas para as atividades letivas e formativas. Os 3 grupos apresentam-nos múltiplos desafios, mas também margem para o trabalho de desenvolvimento de competências.