No âmbito dos protocolos de Mediação Escolar do Instituto de Apoio à Criança (IAC) com os Agrupamentos de Escolas, e em consonância com os planos de ação desenvolvidos em anos letivos anteriores, no dia 21 de janeiro de 2026, o IAC – Polo de Coimbra, representado pelo técnico José Coelho, dinamizou uma ação de sensibilização dirigida a alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, autopropostos para o exercício de funções de mentoria, no Agrupamento de Escolas Infante D. Pedro, em Penela.
O programa de mentorias tem como principal objetivo a promoção do relacionamento interpessoal e o reforço da cooperação entre alunos.
“Este programa identifica os alunos que, em cada escola, se disponibilizam para apoiar os seus pares acompanhando-os, designadamente, no desenvolvimento das aprendizagens, esclarecimento de dúvidas, na integração escolar, na preparação para os momentos de avaliação e em outras atividades conducentes à melhoria dos resultados escolares.”
A sessão, intitulada “Vamos ser assertivos!”, contou com a participação de 22 alunos e foi orientada para a promoção de competências comunicativas e relacionais assertivas, assumindo um caráter marcadamente dinâmico e participativo.
Destacam-se as dinâmicas entre pares desenvolvidas ao longo da ação, as quais evidenciaram o envolvimento ativo e o empenho dos jovens mentores, através da interação e da reflexão sobre possíveis situações do quotidiano escolar.














