Programa Estou Aqui!

O Programa Estou Aqui! é um programa de segurança infantil da Polícia de Segurança Pública (PSP) que conta com o apoio do Instituto de Apoio à Criança (IAC) desde 2014 e consiste na distribuição gratuita de uma pulseira para as crianças, com código alfanumérico que permite (através do 112 – Número Europeu de Emergência), de forma rápida, contactar os pais ou responsáveis legais de uma criança que se encontre perdida, promovendo o reencontro. Este programa é dirigido a crianças dos 2 aos 10 anos, podendo ser facultadas, excecionalmente, pulseiras para crianças com idade inferior a 2 anos, se estas forem, comprovadamente, capazes de andar sozinhas. Para os pais/responsáveis legais aderirem ao Programa, é necessário preencher o formulário online e escolher a esquadra para o levantamento da pulseira. Só depois é que os pais ou responsáveis legais poderão deslocar-se à esquadra da PSP escolhida. Não é necessário levar as crianças, mas recomendamos que levem um documento que identifique a criança. A pulseira pode ser usada no dia a dia, sem problemas.

É importante não esquecer que existe um período entre 3 a 5 dias, após a validação dos dados e receção do email de registo, para se levantar a pulseira na esquadra da PSP identificada no formulário e relembrada no email de registo que os pais/responsáveis legais receberão após o preenchimento do formulário. Os dados são geridos pela PSP.

Atendendo ao especial contexto de saúde pública que se vivencia, a PSP vai prolongar a validade das pulseiras da edição de 2020/21 (que estariam ativas até 31 de maio), até 31 de dezembro de 2021.

Caso os pais/responsáveis legais já tenham aderido ao Programa e solicitado uma pulseira para as suas crianças, mas a pulseira esteja estragada, devem solicitar para o email: estouaqui@psp.pt, a inutilização da mesma e, posteriormente, podem aceder ao site https://estouaqui.mai.gov.pt/Pages/Home.htm

e solicitar uma nova pulseira.

A pulseira Estou Aqui! foi desenvolvida com elevados padrões de qualidade para permitir que seja utilizada pelas crianças mesmo nas brincadeiras mais animadas. Considerando os testes realizados, estes asseguram que o tecido está preparado para aguentar até 12 meses sem perder qualidade. Para aumentar a longevidade da pulseira, sugerimos que virem a numeração da pulseira para o lado da pele, pois, assim, o desgaste será menor.

O risco de as crianças se perderem é maior quando se alteram as rotinas, quando estão em locais diferentes, sobretudo durante as férias, mas também o pode ser no dia a dia, se estiverem em locais com muitas pessoas (praias, centros comerciais…). Se encontrar uma criança com a pulseira Estou Aqui!, deve ligar para o 112 e indicar o número na pulseira ao operador, para ele entrar em contacto com os pais/responsáveis legais. O contacto será feito numa questão de minutos.

Boas férias!

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp