Encontro de pais, partilhar e crescer

A intervenção que desenvolvemos no Centro de Inclusão Juvenil, contempla o acompanhamento das crianças e jovens, mas também das suas famílias. Na sua maioria são agregados monoparentais, em que as mães se sentem sozinhas na educação dos seus filhos, estando disponíveis e motivadas para novas abordagens na relação com eles. De referir que a temática das fugas dos jovens, quer da família, quer das casas de acolhimento constitui a principal área de intervenção desta equipa. 

Os encontros que realizamos mensalmente com as mães( uma vez que até ao momento ainda nenhum pai se disponibilizou para participar têm tido um caracter essencialmente formativo, que lhes tem proporcionado um espaço de partilha e de aquisição de conhecimentos. Nestes encontros estiveram também presentes mães que são acompanhadas pelas outras duas equipas do Projecto Rua, o que constituiu uma mais-valia, pois enriqueceu o debate e ampliou horizontes.  

Face á avaliação do primeiro semestre, em que todas as participantes valorizaram esta ação e deram sugestões de continuidade, é nossa intensão manter estes encontros contemplando conteúdos do seu interesse e facultando “ferramentas” práticas que fortaleçam os laços afetivos com os seus filhos. 

No caminho de regresso a casa e para nela permanecer, é necessário que o jovem se sinta ouvido, compreendido e seja também contida a dor que encontrou na fuga uma forma de expressão. 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp