IAC – Polo de Coimbra e o Programa de Mentorias do Ministério da Educação

Dando continuidade ao plano de ação formativo e à implementação de estratégias, em parceria com escolas, que promovam a inclusão e a cidadania, o IAC – Polo de Coimbra, desenvolveu, em janeiro, mais duas ações de sensibilização para grupos organizados de alunos autopropostos para o programa de tutorias e mentorias.

Desde o ano letivo de 2021/2022 que o Ministério da Educação emanou algumas orientações para a implementação destes programas de tutoria e mentoria, com o objetivo de assegurar a promoção, acompanhamento, consolidação e recuperação das aprendizagens. O programa de mentorias visa, ainda, estimular o relacionamento interpessoal e a cooperação entre alunos.

“Este programa identifica os alunos que, em cada escola, se disponibilizam para apoiar os seus pares acompanhando-os, designadamente, no desenvolvimento das aprendizagens, esclarecimento de dúvidas, na integração escolar, na preparação para os momentos de avaliação e em outras atividades conducentes à melhoria dos resultados escolares.”

Assim, no dia 19 de janeiro, e dando continuidade à intervenção iniciada a 24 de novembro de 2021, o IAC – Polo de Coimbra, no âmbito dos protocolos de Mediação Escolar do IAC com Agrupamentos de Escolas, fazendo-se representar por José Coelho, realizou a 2ª sessão para um grupo de 14 alunos do 5º ao 8º ano de escolaridade, do Agrupamento de Escolas Infante D. Pedro, Penela.

Com esta sessão, “Respeitar os outros na diferença”, houve a oportunidade de refletir e alertar este grupo de alunos sobre temáticas como a intolerância, o preconceito ou discriminação e para a importância da inclusão de todos e do papel ativo e interventivo de cada um para uma sociedade mais sã e mais justa.

Salienta-se, segundo a opinião dos presentes, o cariz dinâmico e pertinente desta formação.

E no dia 26 de janeiro, Ana Vicente e Cristina Barros, realizaram, por videoconferência, a 1ª sessão do programa de mentorias, “Estilos de comportamento: Vem ser assertivo!” dirigida aos alunos da Escola Tecnológica e Profissional de Sicó (Ansião). Estiveram presentes oito alunos. Esta primeira sessão, direcionada para a promoção de competências comunicativas e relacionais assertivas, foi muito dinâmica, participativa e positiva.

 

 

  

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp