Inquérito: Como se brinca em Portugal?

Como brincam hoje as crianças em Portugal? Como é que a pandemia afetou a sua forma de brincar? De que modo é que a gestão do tempo dos adultos, que mudou radicalmente nas gerações mais recentes, influencia o imaginário e as brincadeiras dos mais novos?  

Todos sabemos que brincar é decisivo para o desenvolvimento intelectual e emocional dos seres humanos, mas qual é o verdadeiro significado de “brincar” no país em que hoje vivemos? Em que é que essa palavra mágica se traduz na realidade? Qual o impacto dos ecrãs e da tecnologia no quotidiano das crianças portuguesas? Que impactos trouxe a pandemia e o confinamento social? Houve aproximação entre pais e filhos? 

As questões são muitas e para se chegar a conclusões reeditamos o inquérito Como se Brinca em Portugal? realizado pela primeira vez em 2018: um questionário simples, com perguntas de escolha múltipla, dirigido a todos os pais e mães com filhos até aos 10 anos. Esta é uma iniciativa da Escola Superior de Educação de Coimbra, do Instituto de Apoio à Criança e da Estrelas e Ouriços que pretende apurar e aprofundar uma série de aspetos essenciais ligados a esta necessidade crucial para a vida das crianças. 

Afinal, quanto tempo por dia brincam em média os nossos filhos? Três horas, duas horas, meia hora? E com quem brincam? Com crianças da mesma idade, com os pais, sozinhos? E onde brincam? Ao ar livre, dentro de casa, na escola? E que tipo de brincadeiras preferem? De faz-de-conta, jogos digitais, brincadeiras que envolvam atividade física? Mudaram as suas preferências após os confinamentos? 

Para trazermos luz a estas questões, precisamos da sua ajuda. Caso tenha filhos até aos 10 anos, participe neste inquérito rápido, de participação anónima e com respostas confidenciais. Queremos perceber como brincam as crianças de hoje para ficarmos a conhecer melhor os adultos de amanhã e a fazermos da infância uma fase da vida ainda mais feliz e completa.  

Partilhe a sua experiência connosco aqui https://forms.office.com/r/TwG69X6xKR. O seu contributo é essencial.       

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp