Maria de Lourdes Levy em emissão filatélica dos CTT

Maria de Lourdes Levy, sócia fundadora do Instituto de Apoio à Criança, foi uma Pediatra de elevado mérito. Foi a primeira Professora Catedrática da Faculdade de Medicina de Lisboa e desde a primeira hora salientou-se na defesa dos Direitos da Criança. Prestou inestimável apoio ao Sector da Humanização dos Serviços de Atendimento à Criança do Instituto da Criança, com especial relevo para a área dos Serviços de Saúde. Foi uma percursora, vislumbrando com eloquência as grandes questões da Pediatria, procurando ver a saúde da criança nos seus múltiplos aspetos, desde o físico ao mental e não se descurando também a envolvência social, no sentido do desenvolvimento integral e da busca de metodologias inovadoras com vista a garantir a saúde e o bem-estar da criança

Foi, também, fundadora da Sociedade Portuguesa de Pediatria Social e fez parte da Direção da Associação de Escolas João de Deus, mostrando sempre um empenho e um entusiasmo únicos nas suas diversas atividades.

Foi a responsável pela adoção pelo IAC da grande missão de divulgação da Carta da Criança Hospitalizada, já que num Congresso da Associação Europeia das Crianças no Hospital (EACH), que o IAC integra desde então, viu a importância do respeito dos Direitos da Criança Hospitalizada e propôs ao Instituto da Criança a sua adesão ao Projeto que foi formalizado com o maior sucesso hoje em dia a Carta da Criança Hospitalizada é aplicada em todos os Hospitais do nosso País.

A Prof. Maria de Lourdes Levy é uma referência da Pediatria em Portugal e o Instituto de Apoio à Criança deve-lhe muito pela disponibilidade permanente, pela partilha, pelo saber, pela amizade e pela dedicação à causa dos Direitos da Criança.

 

Sobrescrito 1º dia com Série Vultos da História e da Cultura aqui

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp