Encontro de Pais da Escola de Segunda Oportunidade

Foi no mês de Maio que a Equipa do Centro de Educação Formação promoveu um encontro com os pais e encarregados de educação das duas turmas da Escola de Segunda Oportunidade.  

Consideramos que os jovens que frequentam este projeto, são autênticos sobreviventes num percurso cheio de obstáculos e já passaram por tantas experiências negativas que, dificilmente, conseguem ver a “ESCOLA” como um local cativante e aliciante! 

Por tudo isto, acreditamos que o caminho é feito com recurso a muita sensibilidade e compreensão para que as competências fundamentais para a vida sejam potenciadas e os jovens consigam acreditar mais em si e no seu potencial.  

 A família, como célula base da sociedade, tem um papel muito importante para apoiar as crianças e jovens a fazer escolhas conscientes e ultrapassar as dificuldades que surgem ao longo da vida. 

Assim, a ideia de juntar as várias famílias surge com o intuito de lhes transmitir as potencialidades dos jovens bem como a importância do seu papel junto dos mesmos ao nível do desenvolvimento psicossocial e, naturalmente, no sucesso do seu percurso educativo. 

O encontro começou com uma apresentação de fotografias ilustrativas das várias atividades realizadas até ao momento, onde as famílias puderam apreciar os seus filhos em momentos de dinâmicas de grupo; momentos de jardinagem e arranjos do logradouro; nas aulas de Educação Física e outras disciplinas; no treino de competências; no almoço de Natal, entre outras. 

No final do encontro, as famílias foram convidadas a dirigir-se até à cozinha onde puderam apreciar um lanche preparado pela equipa, durante o qual foi possível dar continuidade ao trabalho iniciado no encontro, mas agora através de conversas individuais. 

Consideramos que este momento foi importante e bastante enriquecedor e que favoreceu a troca de ideias e preocupações entre a equipa e as famílias. Tivemos, assim, a possibilidade de aprofundar a relação e a confiança que são a base de todo o acompanhamento individual que realizamos diariamente junto dos jovens e também das suas famílias. 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp