Cerimónia de Atribuição de Doutoramento Honoris Causa a Maria Emília Brederode Santos

O IAC congratula-se com a atribuição de Doutoramento Honoris Causa a Maria Emília Brederode Santos. A Dr.ª Maria Emília Brederode Santos é sócia fundadora do IAC e tem uma carreira relevante na área da educação.

Nasceu em 1942 em Lisboa, licenciada em Ciências da Educação pelo lnstitut de Psychologie et des Sciences de I’Educacion da Universidade de Genebra onde também lecionou, Mestre em Análise Social da Educação pela Boston University, E.U.A.

Foi Presidente do Instituto de Inovação Educacional do Ministério da Educação de 1997 a 2002. Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Setúbal até 2017, foi membro da Comissão Instaladora da Escola Superior de Educação de Setúbal e Presidente do seu Conselho Científico.

Foi coordenadora e co-autora da proposta de currículo de Educação para a Cidadania para a Educação Básica e Secundária (201O-2011). Foi representante do Ministério da Educação na Comissão Nacional para a Educação em matéria de Direitos Humanos (Comissão Nacional para a Celebração do 50° Aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem e da Década das Nações Unidas para a Educação dos Direitos Humanos) de 1998 a 2004. Foi diretora da Revista Noesis.

Coordenou a publicação da “Constituição da República Portuguesa Trocada por/para Miúdos, Co-autora do jogo Direitos à Solta-o Jogo da Democracia a Três Dimensões, co-autora do Manuel de Educação para os Direitos Humanos Compasito, foi Diretora pedagógica das quatro séries do programa televisivo e da revista Rua Sésamo (na RTP de 1987 a 1997). Assessora do diretor de programas da RTP 2 e do departamento de programas infantis e juvenis da RTP.

Em 2016 co-produziu um projeto de formação e um manual de Educação para os Media para a Fundação Calouste Gulbenkian. Presidente do Grupo lnterministerial para o Ensino Artístico 1996.

Condecorada com a Ordem da Instrução Pública – grau de Grande Oficial 2004 pelo Presidente Jorge Sampaio. Prêmio da Boston University General Alumni Association 1994. Prêmio Rui Grácio da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação 1992.

Informações sobre a Cerimónia de Atribuição de Doutoramento Honoris Causa aqui

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp