É Natal na Escola de Segunda Oportunidade

Dezembro foi tempo de consolidar regras de convivência, de vivenciar novas experiências e de celebrar a magia do Natal. Ao longo das últimas semanas do ano, foram realizadas atividades diversas, com a participação dos alunos da Escola de Segunda Oportunidade. 

Numa Escola como a E2O Lisboa, e tendo em conta as características e vivências dos jovens, os comportamentos desafiantes são frequentes e exigem por parte da equipa o recurso a estratégias que os envolvam e responsabilizem na resolução de problemas e conflitos. Neste âmbito, foram realizadas as primeiras assembleias de turma com o PIEF I e com o PIEF II, com a orientação de cada uma das Diretoras de Turma, acompanhadas da técnica de intervenção local e de um técnico da equipa IAC. Foi o momento de dar voz aos jovens, sobre as situações do quotidiano escolar e sugestões de melhoria, procurando promover a participação e o debate e envolvendo-os na definição de soluções para os problemas identificados, clarificando e reforçando algumas das regras estabelecidas no início do ano.  

No âmbito do projeto “Música e Tecnologia”, os alunos beneficiaram da visita de um jovem DJ, finalista do curso de Serviço Social, que se fez acompanhar da sua mesa de mistura e partilhou um pouco do seu testemunho de vida. Oriundo do mesmo bairro que alguns dos nossos alunos, falou do estigma que sentiu ao longo do seu percurso, das vivências de bairro, das baixas expectativas que muitos adultos tinham em relação ao seu futuro e das inúmeras barreiras que teve que ultrapassar. Falou do gosto que desenvolveu pela música, que se transformou em sonho, com a força mobilizadora que o fez encontrar o seu caminho e lutar pelos seus objetivos de vida. Cada jovem teve oportunidade de experimentar a mesa de mistura e de se surpreender com a magia do som e da tecnologia. 

Com a aproximação da época festiva, deu-se início à preparação das atividades de Natal. Foram realizados trabalhos propostos pelas diretoras de turma para a decoração das salas e do espaço, uma árvore de Natal gigante, um cartaz para que deixassem algumas mensagens, entre outras. No dia 16, último dia de aulas antes das férias, juntámos alunos, professores e técnicos para o tradicional convívio de Natal, em que os jovens viram um filme alusivo à época e colaboraram na preparação do almoço – pizzas com decorações de Natal. Já em tempo de férias letivas, os jovens foram ao Teatro no Parque Mayer ver a peça “ Shrek, o musical “e ao cinema Alvaláxia ver o filme “Avatar – o caminho da água”. 

Com votos de Boas Festas, marcámos encontro para o novo ano, desejando que 2023 seja um ano de continuação de crescimento pessoal e de sucesso educativo para cada um dos jovens da nossa Escola.  

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp