Segurança e Cidadania Digital, uma união harmoniosa

No passado dia 30 de março e no âmbito das atividades que integram o Encontro de Pais, o Agrupamento de Escolas Ruy Belo, convidou o técnico Bruno Barros para conduzir uma ação de sensibilização intitulada “Segurança e Cidadania Digital”, um encontro especialmente direcionado para pais e encarregados de educação.  

 A temática foi a Segurança e Cidadania Digital. Perante uma sociedade fortemente ligada em “rede”, a privacidade, a proteção de dados e a segurança estão intrinsecamente ligados a direitos, liberdades e responsabilidades. Destacou-se a importância da definição de regras e de horários de utilização do computador e telemóvel, da definição de palavras chave mais fortes e complexas, da instalação de um antivírus e de software que bloqueie conteúdos impróprios e essencialmente da necessidade de estabelecer compromissos com as crianças e jovens, ensinando-lhes comportamentos adequados e alertando-os para os perigos da partilha de informações 

Contudo, a segurança na Internet não depende apenas de nós, como cidadãos digitais, mas também do assumir a responsabilidade de garantir que as nossas ações e comportamentos não colocam outras pessoas em risco.  

É necessário assim, fazer prevalecer os nossos direitos humanos e o espírito cívico, peças fulcrais para uma cidadania digital democraticamente eficaz e funcional.  

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp