Centro Comunitário – Semana da Interculturalidade 2023

Apostar na interculturalidade é acreditar que se pode aprender e enriquecer através do diálogo e da convivência com o outro. É nesse sentido que na EAPN Portugal convidou as entidades parceiras a participar na Semana da Interculturalidade que aconteceu entre os dias 3 e 16 de abril.  

Neste âmbito, o Instituto de Apoio à Criança – Polo de Coimbra, através do Centro Comunitário, participou com duas atividades. No dia 4 de abril organizou a ação de sensibilização sobre interculturalidade, dinamizada por Susana Lima, técnica do Núcleo de Coimbra da EAPN Portugal, dirigida às crianças e jovens do Centro Comunitário. No dia 12, dinamizou-se um jogo típico de Angola, o “Não te irrites”, com a presença de Susana Lima, técnica do Núcleo de Coimbra da EAPN Portugal. Este jogo foi produzido e dinamizado pelas crianças e jovens do Centro Comunitário que quiseram partilhar um aspeto importante da cultura angolana. Foi uma tarde de muita alegria e de diversão. 

Integrada ainda na Semana da Interculturalidade 2023, a convite do Município de Coimbra, as crianças e jovens do Centro Comunitário participaram na iniciativa “Construir Mundos Acessíveis”. Esta iniciativa teve como principais objetivos promover a inclusão dos Migrantes, Refugiados e Minorias Étnicas, sensibilizando a Comunidade e a Sociedade em geral para a necessidade de apoiarem na integração destas pessoas. A atividade aconteceu na baixa de Coimbra, no Terreio da Erva, entre as 14.30H e as 17.00H e consistiu na concretização de um mural amovível (3mx2) onde cada participante pode fazer uma inscrição/ pintura/ outra manifestação “artística”, que caracterizasse a sua cultura e o seu país 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp