Foi na Quinta da Fonte Santa – gentilmente cedida pelo Banco de Portugal – que nos dias 10, 11 e 12 de maio, teve lugar a 30ª Ação de Formação para Animadores.
Ao longo destes 3 dias desafiámos os nossos formandos e fomos, também desafiados por eles e pelos formadores a repensar em conjunto os desafios que a educação no século XXI nos coloca com vista a uma educação inclusiva, ou seja, para todos.
Tivemos a possibilidade de conhecer experiências de sucesso junto de públicos vulneráveis; aprender dinâmicas de grupo para trabalhar as competências pessoais e sociais; aprofundar o tema da comunicação e da saúde mental, do ponto de vista da gestão de conflitos e treinar a criatividade. Pudemos, ainda, aprender alguns passos de dança com impacto, numa sessão com grande animação e alegria!
Foi para a equipa, uma responsabilidade acrescida a de organizar esta ação de formação, por estarmos precisamente no ano em o IAC comemora os seus 40 anos de existência!
Em jeito de balanço final, deixamos uma frase de um dos formandos:
“Foi dinâmico, único, um momento de reflexão e de partilha sem igual. Enriquecedor quer do ponto de vista técnico, quer humano.”