Um sonho tornado realidade!

No passado dia 25 de Outubro inaugurámos a Escola de Segunda Oportunidade – Educar e Formar para Inserir, no espaço IAC, na Avenida Almirante Reis. Esta é a primeira Escola de Segunda Oportunidade em Lisboa o que nos deixa muito orgulhosos, acrescendo a nossa responsabilidade e compromisso face a todos os parceiros envolvidos, mas, principalmente, para com os nossos jovens. Trata-se de uma resposta de qualificação múltipla, flexível e integrada cujo principal objetivo é a certificação escolar e profissional de jovens entre os 15 e os 18 anos a cumprir medidas de Promoção e Proteção ou Tutelares Educativas em meio natural de vida, sempre tendo em conta a construção de projetos de vida saudáveis.  Porém, uma viagem desta envergadura, não podia ser feita a sós! Neste sentido, juntaram-se a nós alguns parceiros neste compromisso conjunto que levou à assinatura de um Protocolo de Colaboração entre a Câmara Municipal de Lisboa, a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares e o Agrupamento de Escolas Eça de Queirós.

Todos estes parceiros estiveram com a Direção do IAC e a equipa do Projecto Rua, neste momento cheio de simbolismo em que a turma de 3º Ciclo, com 12 jovens, iniciou as suas atividades com o Programa de Treino de Competências, no período da manhã, e algumas aulas da Componente Escolar, no período da tarde. Pudémos ainda contar com a presença de representantes da Direção Geral de Reinserção Social e Estabelecimentos Prisionais, da Casa da Luz, da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em risco zona Ocidental e da Santa Casa da Misericórdia. 

O nosso agradecimento vai especialmente para todos os que ao longo de todo o tempo de preparação para tornar possível este sonho estiveram sempre com a equipa dando apoio e estímulo, mas também levando a cabo todas as diligências necessárias. Não querendo deixar ninguém de fora, importa aqui citar: a Diretora do Agrupamento de Escola ,Eugénia Coelho, a Presidente do IAC,  Dra. Dulce Rocha, e, por último (mas não menos importante), a nossa querida Dra. Matilde Sirgado, coordenadora do Projecto Rua e membro da Direção do IAC. 

Como dizia a Diretora do Agrupamento Eça de Queirós no seu discurso, “Até aqui houve muito trabalho e muito investimento, porém o verdadeiro trabalho começa agora, com o acompanhamento de cada um destes jovens!” 

Fazemos nossas as palavras da Sra. Diretora e reiteramos todo o nosso empenho e dedicação para, diariamente conduzir este sonho a bom porto! 

Um grande bem-haja a todos! 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp