A importância de partilhar vivências, aprendizagens, e momentos…

“Diga-me e eu esquecerei, ensine-me e eu poderei lembrar, envolva-me e eu aprenderei“ Benjamin Franklin

Com o mundo em constante evolução, torna-se cada vez mais evidente a necessidade de preparar os jovens para os desafios do mercado de trabalho de maneira eficiente e abrangente. Neste contexto, os cursos de formação profissional e o Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF) têm-se destacado como alternativas valiosas ao ensino regular, oferecendo benefícios essenciais que podem moldar um futuro mais promissor.

Neste sentido, a equipa do Centro de Desenvolvimento e Integração Juvenil (CDIJ) durante as últimas semanas, tem priorizado o encaminhamento para estas respostas alternativas de abordagem adaptada às necessidades de cada jovem, oferecendo uma formação sólida e permitindo que estes explorem as suas paixões e talentos de maneira mais autêntica e personalizada.

Ao permitir que os jovens escolham os seus caminhos de aprendizagem e se especializem em áreas de interesse, essas alternativas proporcionam um ambiente mais motivador e enriquecedor para o desenvolvimento pessoal e profissional.

O acompanhamento individualizado é outro aspeto valioso dessas alternativas. Os jovens têm a oportunidade de receber atenção mais personalizada, trabalhando no seu próprio ritmo e recebendo orientações específicas para suas necessidades de aprendizagem.

Com as férias aí à porta, esta equipa preparou e realizou, ainda, com a participação dos jovens que acompanha, um acampamento para 5 dias de férias.

Teve lugar em Oeiras, ao lado da praia e num espaço verde, envolto de pinhal e liberdade.

Podemos visitar a Casa das Histórias Paula Rego e usufruir de uma viagem pelas suas obras, assim como de um workshop tão bem dirigido pela animadora cultural que nos acompanhou.

Foi ainda possível realizar algumas atividades radicais de risco controlado, como escalada e arborismo, desafiando a coragem, a superação de medos, de desafios físicos e emocionais. Estas experiências, em ambiente seguro, permitiram aos jovens testar os seus limites e conquistar novas habilidades, gerando confiança em si mesmos e a sensação de realização pessoal.

Durante estes dias as crianças, jovens e algumas mães envolveram-se na íntegra nesta aventura e experiência inédita. Estas ferias proporcionaram não apenas diversão e aventura, mas também contribuíram para o desenvolvimento de competências essenciais, promovendo vínculos sociais mais fortes e fortalecimento das relações familiares.

Seja em acampamento ou acantonamento, as equipas do Projeto Rua, privilegiam estes momentos únicos de convivência 24h por dia, intensiva, e que oferece um cenário único para a observação das relações, da dinâmica entre os jovens, entre irmãos e suas mães, onde é possível identificar aspetos comportamentais, emocionais e de interação dentro do contexto familiar. Essa observação possibilita o entendimento das dinâmicas presentes e abre espaço para intervenções mais precisas, caso necessário.

Nestas atividades, os jovens tiveram a oportunidade de interagir entre si, promovendo o desenvolvimento da empatia e a compreensão das necessidades e perspetivas do outro. A convivência entre pares também estimula a capacidade de trabalho em equipa, a comunicação efetiva e a resolução de conflitos, competências sociais essenciais para uma convivência harmoniosa na sociedade.

Um dos pontos fortes das atividades realizadas foi a oportunidade de atuarmos como mediadores e facilitadores das oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento em cada situação vivenciada pelos jovens. Através de orientações e feedbacks construtivos, foi possível auxiliar os participantes a explorar e potencializar as suas competências sociais e pessoais.

Para as famílias, a participação em atividades ao ar livre e acampamentos é uma excelente oportunidade de se reconectarem e fortalecerem os laços familiares. As atividades compartilhadas criam memórias preciosas e proporcionam um ambiente propício para a comunicação aberta e a construção de um relacionamento mais sólido.

No decorrer do verão iremos continuar a realizar mais atividades, com muita energia, alegria e boa disposição.

Até breve!

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp