Maus-tratos a crianças em Portugal e na Europa. Uma exposição itinerante inaugura hoje no Colombo

Maus-tratos a crianças em Portugal e na Europa Uma exposição itinerante inaugura no Colombo

Guido Fluri, Presidente da Fundação Guido Fluri e fundador da Justice Initiative, Dulce Rocha, Presidente do Instituto de Apoio à Criança e a atriz Melânia Gomes inauguram a exposição fotográfica “SHAME – European Stories” no Centro Comercial Colombo nesta terça-feira às 17h30. A exposição da Justice Initiative retrata crianças vítimas de abusos de 20 países europeus. É dada especial atenção às vítimas de abuso em Portugal. Em Portugal, continuam a surgir casos chocantes de abuso – no contexto da igreja, do sector desportivo ou de outros contextos. O pano de fundo da exposição é uma Moção apresentada ao Conselho da Europa. Esta Moção exige uma reflexão sobre os abusos de crianças e sobre as formas de reparação nos Estados-Membros do Conselho da Europa.

Os abusos em lares de crianças no sudeste da Europa, as crianças arrancadas das suas famílias nas ex-colónias, os abusos na Igreja: cada país europeu tem a sua própria história de abusos. Dezenas de milhares de vítimas de exploração das piores formas de trabalho infantil, maus-tratos e abuso sexual vivem na Europa. Em consequência dos abusos, ainda hoje têm graves problemas físicos e psicológicos, vivem em situação de pobreza na velhice ou em isolamento social, sem apoio específico do Estado e da sociedade. “As vítimas ainda hoje sofrem enormemente com os abusos a que foram sujeitas em crianças. No entanto, a maioria dos países, até agora, não reconheceu, aceitou ou reparou. Isto não é compatível com os valores europeus”, afirma Guido Fluri. Juntamente com grupos de sobreviventes de toda a Europa, e ONG´s com competência em matéria de infância e juventude, como o IAC em Portugal, lançou a Justice Initiative (www.justice-initiative.eu), que visa combater os abusos na Europa.

Para mostrar a dimensão da injustiça e do sofrimento, nos últimos meses foram recolhidos testemunhos de quase 100 vítimas de abuso de crianças em toda a Europa. A exposição fotográfica “SHAME – European Stories”, que inaugura hoje no Colombo, em Lisboa, dá também a estas vítimas de abuso um rosto e uma voz, pela primeira vez. As fotos foram tiradas pelo premiado fotografo Simone Padovani.

Portugal tem de enfrentar os casos de abuso

 Na Exposição são retratadas várias vítimas de abusos de Portugal. Segundo a presidente do IAC Dulce Rocha, isto mostra que é necessária muita reavaliação em Portugal: “Os sobreviventes vêm de todo o país. Foram abusadas quando crianças em diferentes contextos. Da igreja à sociedade e à política, todos nós precisamos fazer justiça às vítimas”. Uma das fotografias da exposição é da conhecida atriz Melânia Gomes, que tornou público o seu caso de abuso, há alguns meses. Melânia disse na inauguração: “Esta exposição destina-se a encorajar sobreviventes de abuso. A sua história não pode continuar a ser silenciada. Se não olharmos para o passado hoje, não podemos construir o futuro. Esta é a nossa responsabilidade para com os sobreviventes e para connosco próprios enquanto cidadãos”.

Secretária-Geral do Conselho da Europa: as crianças sofrem em silêncio

 Na sua intervenção, aquando da apresentação da exposição “SHAME – European Stories”, no Conselho da Europa (um dos patrocinadores desta exposição), a Secretária-Geral do Conselho da Europa, Marija Pejčinović Burić, elogiou a Fundação Guido Fluri por dar voz aos sobreviventes de abuso sexual de crianças através da “Justice Initiative”: «A violência sexual contra as crianças não é apenas abominável, mas também fonte de danos profundos e duradouros. Acontece em todos os países, a crianças de todas as origens e pode ter lugar, apenas uma vez, ou repetidamente, em qualquer lugar, desde a casa ou escola da criança até ao seu clube desportivo local. Muitas destas crianças sofrem em silêncio, com medo das consequências de dizer a verdade sobre o que lhes está a acontecer ou de não serem acreditadas.”

Foi apresentada uma Moção ao Conselho da Europa. De acordo com esta proposta, o Conselho da Europa e os Estados-Membros devem assegurar uma investigação científica independente sobre a violação dos direitos da criança em cada país. O Conselho da Europa e os Estados-Membros devem assegurar o reconhecimento oficial das crianças que tenham sido vítimas de qualquer tipo de violência sexual, física e psicológica. Da mesma forma, a Moção apela para que as vítimas recebam alguma forma de reparação e para que as leis existentes nos Estados-Membros sejam orientadas para prevenir e proteger todas as crianças de abusos e maus-tratos.

Mais informação/contato para a comunicação social:

Lúcia Mittermayer Saraiva (Consultora técnica do IAC no Projeto Justice Initiative Portugal)

lucia.saraiva0@gmail.com

Press Release_Exhibition Colombo- 08-08-2023

 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp