Desafios da Educação nas Jornadas Fernando Namora

A edição deste ano das III Jornadas Fernando Namora, promovidas pelo Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova, com o apoio da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, decorreu no dia 7 de setembro.

O programa foi dirigido ao pessoal docente e não docente, estando calendarizados diferentes painéis e workshops sobre os mais variados temas ligados aos desafios da Educação e ainda um momento musical proporcionado por alunos e professores do Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova.

As diferentes atividades das Jornadas decorreram em vários espaços do Concelho, nomeadamente, na Escola Básica Condeixa nº2, no cineteatro de Condeixa-a-Nova, no auditório do Museu PO.RO.S e no auditório do Museu Nacional de Conimbriga.

O Instituto de Apoio à Criança – Polo de Coimbra, fez-se representar pela técnica Ana Vicente, para apresentar o tema no workshop O Papel da Escola na Proteção das Crianças, onde estiveram presentes cerca de 20 profissionais da educação da comunidade educativa deste agrupamento de escolas.

Segundo o testemunho da moderadora e relatora Carla Marques (assistente social do Agrupamento de Escolas), o momento acima de tudo foi:

* um momento importante para rever marcos históricos na Proteção das Crianças e Jovens.

* uma oportunidade para conhecer o IAC.

* um espaço para partilha de experiências e reflexão sobre a adoção de procedimentos adequados à proteção das crianças e jovens.

* um espaço onde houve “espaço” para refletir sobre a urgência de promover competências pessoais e profissionais dos que diariamente acolhem as crianças e jovens na escola.

* um espaço onde foi possível acolher o sentimento de frustração que, por vezes, assola quem está diariamente a defender os Direitos das Crianças e Jovens.

* um espaço onde se refletiu sobre, como diz o provérbio africano, ser necessário uma aldeia para educar uma criança.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp