Em Outubro lançámos uma nova campanha de informação/sensibilização sobre a Linha SOS Criança Desaparecida – 116 000. Estamos a divulgar esta linha telefónica nos nossos meios digitais, em mupis em diversas estações de comboios (com o apoio das Infraestruturas de Portugal), e estamos também a promover ações de divulgação junto de técnicos do terceiro setor e de crianças em escolas parceiras.
Esta campanha está a ser desenvolvida no âmbito do projeto “Please, forget me not” – Increasing the visibility of the 116 000 hotline in Portugal, financiado pela iniciativa Third-party re-granting for Missing Children Europe’s Member Organisations (2023), da Missing Children Europe, com co-financiamento da União Europeia.
O IAC dispõe da Linha SOS Criança Desaparecida para receber apelos de crianças e jovens que se encontrem em situação de fuga ou em risco de fuga, para encaminhar e apoiar famílias que pretendam sinalizar o desaparecimento de uma criança ou de um jovem até aos 18 anos, para receber informações acerca de um avistamento ou para solicitar apoio psicológico, social ou jurídico para a família da criança ou jovem desaparecida. Após o aparecimento, as crianças e jovens podem, se assim o desejarem, obter apoio gratuito a nível psicológico.
O 116 000 está disponível 24h por dia, sendo que aos fins-de-semana, feriados e períodos noturnos todas as chamadas efetuadas para este número são reencaminhadas automaticamente para a Polícia Judiciária, que fica responsável pelas situações que recebe.
A linha 116 000 está operacional em 32 países em toda a Europa e é uma linha europeia, gratuita, anónima e confidencial.