No âmbito do Programa Escolas pelos Direitos, da UNICEF Portugal e a convite do Centro Social Paroquial São Maximiliano Kolbe, o Instituto de Apoio à Criança, a par de outras instituições da freguesia de Marvila (Grupos de Jovens da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa – Bairro da Prodac, Bairro da Flamenga e Bairro dos Lóios) associou-se a este projeto. O principal objetivo é promover a participação dos jovens de uma forma efetiva, colaborando de forma ativa na comunidade, criando para tal uma Assembleia Comunitária de Jovens de Marvila.
Neste sentido, e após alguns momentos de reunião e reflexão conjunta, foram preparados dois intercâmbios que se vieram a realizar no período das férias da Páscoa. Nestes dois momentos, participaram as instituições já referidas com os respetivos grupos de jovens. A importância dos jovens manterem hábitos de vida saudáveis, não só como combate ao sedentarismo, mas também para melhoria do bem-estar físico, mental, psicológico e social deve, cada vez mais, ser uma prioridade. Como tal, direcionámos estes eventos para a prática de exercício físico e neste sentido, realizou-se um jogo de Futebol Humano, seguido de uma aula de zumba. Para esta atividade, contámos com o imprescindível apoio da Junta de Freguesia que não só cedeu o Pavilhão dos Lóios, mas também ofereceu o almoço aos jovens que participaram.
O outro evento consistiu numa mega aula de hidroginástica, que decorreu na Piscina Municipal do Vale Fundão, onde cerca de 70 jovens puderam beneficiar de uma experiência socio afetiva, no âmbito do desenvolvimento motor e das destrezas aquáticas básicas. Mais uma vez contámos com o apoio da Junta de Freguesia, que cedeu as instalações para a realização da aula. O sucesso destas atividades, passou não só pelo desempenho dos técnicos que trabalharam em prol das mesmas, mas também pelo apoio prestado pela Junta de Freguesia de Marvila, que foi fulcral. Estas atividades permitiram que jovens de várias instituições da freguesia de Marvila se conhecessem, interagissem uns com os outros e, acima de tudo, que se divertissem e partilhassem vivências próprias das suas idades. A união faz a força!
Em breve irá acontecer um momento de avaliação destes encontros e esperamos começar a desencadear ações para que os jovens possam começar a refletir em conjunto e a pôr o seu direito à participação em prática, relativamente a questões da freguesia que os preocupam e que gostariam de ver resolvidos, bem como outras questões que achem pertinentes.