Saúde Mental e Bem-Estar na Adolescência

Este ano, o projeto da Rede Juvenil Crescer Juntos debruça-se sobre o tema “Saúde Mental e Bem-estar na Adolescência”.

A adolescência é uma etapa que molda as pessoas para a vida adulta. Enquanto a maioria dos adolescentes tem uma boa saúde mental, múltiplas mudanças físicas, emocionais e sociais, incluindo a exposição à pobreza, abusos ou violência, podem tornar os adolescentes vulneráveis a condições de saúde mental.

Assim, ao abordar este tema com os jovens, pretende-se ouvi-los num efetivo exercício de participação juvenil, ajudando a desenvolver bons hábitos sociais e emocionais que promovam e protejam a sua saúde mental, bem como fomentar hábitos e  estilos de vida saudáveis. Com este projeto, promove-se, ainda, a partilha de ideias e de experiências, desejando que as atividades, as dinâmicas e a reflexão possam ajudar a encontrar respostas que contribuam para reforçar o compromisso dos jovens com uma vida saudável, responsável e feliz.

Esta temática foi escolhida pelos jovens participantes no Intercâmbio Nacional de Crianças e jovens que decorreu em Coimbra, de 5 a 7 de julho de 2023. Cada Polo ou instituição poderá, no entanto, selecionar e explorar os subtemas que mais lhe faça sentido, a perspetiva de abordagem e as atividades que mais se adaptem à faixa etária, às características, aos interesses, às necessidades e expetativas do grupo-alvo.  

Neste momento, integraram já o projeto os Polos e Instituições parceiros da Rede Construir Juntos de Braga (Centro Cultural e Social de Santo Adrião); Coimbra (IAC; CFC Rainha Santa e CI Doutor Elysio de Moura); Lisboa (IAC; Ajuda de Mãe e Associação Luiz Pereira da Motta); Évora (Cercimor) e Algarve (Centro de Assistência Social Lucinda Anino dos Santos – Lagos e Casa Nossa Senhora da Conceição – Portimão).  

Deixamos o desafio a outros parceiros para participarem neste projeto que promove o Direito à Participação das crianças e dos jovens, consignado no Artigo 12º da Convenção sobre os Direitos da Criança. 

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp