Para celebrar os 50 anos em que Portugal viu nascer Abril, os jovens da E2O de Marvila tiveram o prazer de receber o Sr. Arnaldo, um testemunho vivo dos tempos sombrios, da ditadura e que viu florescer a nossa grande e eterna amiga, a Sra. Liberdade!
Uma Sra. com os seus 50 anos e que nos possibilita, agora, partilhar muitas histórias, entre amigos, colegas e vizinhos, na escola, na rua, em todo o lado! Uma Sra. de seu nome Liberdade, que nos deixa trautear músicas como “Somos livres, somos livres” ou “Já chegou a liberdade”, sem medo da censura!
De facto, como o Sr. Arnaldo nos contou, os tempos de guerra nas ex-colónias portuguesas não foram tempos nada fáceis, pois com tenra idade os homens já eram confrontados com ela e as mulheres eram educadas para donas de casa, depressa caladas e vestidas a rigor de avental e colher de pau na mão.
Mas foi na madrugada de 24 para 25 de Abril de 1974 que a menina, agora Sra. Liberdade, nasceu e nos possibilitou sonhar mais alto! Veio acompanhada das músicas do Zeca Afonso, do José Mário Branco, do Sérgio Godinho, do Paulo de Carvalho, e de tantos outros, e trouxe a possibilidade de estarmos na E2O a ouvir histórias antigas, ideias novas e partilhar as nossas opiniões.