O IAC – Polo de Coimbra na promoção do Direito a Brincar

O Instituto de Apoio à Criança (IAC), criado em 1983 com o objetivo fundamental do desenvolvimento integral da Criança e a Defesa dos seus Direitos, tem procurado ajudar a cumprir o “Direito de Brincar” consagrado no artigo 31º da Convenção sobre os Direitos da Criança. É convicção do IAC que a promoção deste Direito conduz a um crescimento equilibrado e feliz, já que através do Brincar a Criança atribui significados, comunica, compreende os outros, aprende a respeitar regras, inventa, constrói vezes sem fim, numa reconstrução permanente.

A dia 16 de maio, a equipa do Polo de Coimbra dinamizou uma oficina de jogos tradicionais no Centro Nª Srª da Anunciação (Cáritas Diocesana de Coimbra), dirigida a 65 crianças. Para além de promover o direito de brincar, esta atividade possibilitou a recriação de alguns dos jogos tradicionais portugueses, adaptados às idades dos participantes e proporcionou um momento de felicidade às crianças deste Jardim de Infância.

O IAC organizou o Colóquio “Brincar e Modos de Ser Criança, Ludicidade e Bem-estar”, que teve lugar no dia 22 de maio, no Seminário Maior, em Coimbra, entre as 14h e as 18h15 com a presença de 58 participantes. Neste Colóquio foi possível refletir sobre o BRINCAR como direito das crianças, como expressão do seu modo de ser e estar, e como estratégia cientificamente fundamentada de educação e de integração social; abordar a importância do lúdico em diferentes contextos de acolhimento, familiares e sociais, nomeadamente casas de acolhimento residencial, serviços de saúde, escolas, serviços prisionais e comunidade em geral. Em cada uma destas áreas, foi dada voz a peritos e a projetos que, partindo do brincar e da ludicidade, abordaram temas como a promoção da recuperação e resiliência, a humanização em saúde, a promoção da intergeracionalidade, a integração de migrantes e a intervenção no âmbito das necessidades específicas de educação, sempre com o foco na promoção do bem-estar da criança e do jovem. Este momento formativo deu destaque a diversos projetos e práticas pedagógicas baseadas nas potencialidades educativas da atividade lúdica e fomentou o conhecimento mútuo e o diálogo profícuo entre pessoas, grupos e instituições, que reconhecem e valorizam o lúdico no desenvolvimento saudável da Criança.

Para assinalar o Dia Internacional do Brincar, dia 28 de maio, realizou-se a décima segunda edição do Projeto “Coimbra a Brincar”, projeto de promoção da atividade lúdica para todos os públicos, promovido pela Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), e no qual o IAC-Polo de Coimbra participa desde a sua primeira edição. Estivemos presentes na parada oficial do evento, no dia 15 de maio e no dia 28 de maio participamos com materiais lúdicos, o jogo gigante e o puzzle dos “Direitos da Criança”, que a editora Ideias com Histórias desenvolveu em parceria com o IAC. Com esta iniciativa o IAC-Polo de Coimbra pretendeu dar a conhecer à comunidade em geral uma das suas formas de intervenção na missão de apoio às crianças, jovens e famílias em situação de maior vulnerabilidade em contexto de comunidades adversas. Foi um evento “luminoso”, muito animado e participativo, com inúmeras visitas de Crianças de Jardins de Infância e Primeiro Ciclo – tivemos uma participação direta de 97 crianças e 21 adultos, que com muita alegria e criatividade, concretizaram-se alguns dos objetivos da nossa participação neste evento: sensibilizar para a

importância do Brincar, potenciar a liberdade de brincar e criar recordações e momentos de partilha.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp